Debret e suas maravilhosas obras do Paraná de 1827

Retirado de: Pintores da paisagem paranaense. Curitiba, Secretaria da Cultura e do Esporte, 1982

O Paraná teve um visitante ilustre em 1827, o famoso pintor francês Jean-Baptiste Debret.

A História nos dá conta de que ele foi  o primeiro pintor da paisagem paranaense, do qual se tem referência segura. Preocupado em acumular esboços ara o seu projetado livro Voyage Pittoresque et Histórique au Brésil, Debret percorreu o território paranaense em 1827, produzindo numero considerável de desenhos e aquarelas de boa qualidade pictórica ( como todas as suas obras), sobretudo de extraordinário valor documental para o Paraná.

 O roteiro seguido pelo artista-viajante é o do velho caminho das tropas até Curitiba (desde Itararé na divisa de São Paulo), descendo a Paranaguá e Guaratuba para alcançar o litoral norte de Santa Catarina. Visita não só localidades já importantes como Castro, mas também pequenos centros que apenas surgiram como Jaguariaíva, Ponta grossa ou Palmeira.

Com o objetivo de completar a cobertura iconográfica da região, como já fizera em todo o vale do Paraíba e no sudeste da província de São Paulo, vai à Lapa – a esse tempo Vila do Príncipe – onde pinta excelente vista geral da povoação.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.