Deputado apresenta projetos sobre trilhas e montanhismo em congresso no RJ
(ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PARANÁ)
Em sua participação no 2º Congresso Brasileiro de Trilhas, o deputado estadual Goura (PDT) destacou a importância do Paraná como destino de natureza, aventura e turismo de base comunitária (TBC) e apresentou os projetos de leis, protocolados recentemente na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que institui o Sistema Estadual de Trilhas do Paraná – SETrilhas/PR (PL 778/2023) e o que reconhece o montanhismo como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Paraná (PL 777/2023).
“O ecoturismo e outros usos públicos de áreas naturais promovem qualidade de vida enquanto propiciam alternativas sustentáveis de geração de emprego e renda às comunidades. Por isso, devem ser fomentados no Paraná, um estado com inúmeras riquezas naturais e culturais, ideal para atividades em trilha”, destacou Goura.
O deputado foi um dos convidados a participar da mesa-redonda “Propostas e Provocações para a Construção de uma Política Nacional de Trilhas”, que aconteceu no segundo dia do 2º Congresso Brasileiro de Trilhas, organizado pela Associação Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, pela Prefeitura Municipal de Niterói e pela Empresa de Lazer e Turismo (Neltur).
Atividade parlamentar
Goura destacou as atividades do mandato na promoção do turismo de natureza e aventura com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável no Paraná. “Nosso estado conta com grande diversidade de habitats, temos centenas atrativos para os amantes da natureza daqui e do exterior. Isso faz deste turismo um importante fator para o desenvolvimento das comunidades e de conscientização sobre a importância da preservação ambiental e das unidades de conservação”, afirmou.
Os projetos de lei PL 138/2021, que incentiva o turismo de base comunitária e o PL 252/2021, que promove o turismo de observação de aves foram citados pelo deputado como dois exemplos de proposta parlamentar de fomento ao turismo de natureza.
Sistema Estadual de Trilhas
“Depois de muito trabalho e realização de diversas atividades chegamos ao PL 778/2023, que institui o Sistema Estadual de Trilhas do Paraná – SETrilhas/PR”, contou Goura. “O Paraná conta com inúmeras trilhas distribuídas em diversos pontos do território, a maior parte localizada em Unidades de Conservação, mas elas ainda não estão estruturadas na forma de um sistema”, explicou.
Segundo ele, se forem organizadas e bem geridas, as trilhas são importantes instrumentos de promoção de lazer, mobilidade, turismo, esporte, geração de emprego e renda, além de contribuir para a conectividade biológica entre as UCs.
“Este projeto de lei, protocolado em setembro de 2023, é uma contribuição paranaense à Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade – Rede Trilhas”, afirmou Goura aos participantes.
“Com nossos parques estaduais e federais, além de outras áreas naturais, temos um grande circuito de trilhas no estado que podem ser um grande indutor do desenvolvimento socioeconômico através das diversas formas de turismo de natureza”, disse.