Dia Internacional do Leite: Paraná é o segundo maior produtor nacional
O Dia Internacional do Leite é a Data Comemorativa celebrada no dia 24 de junho. Considerado o mais nobre dos alimentos, o leite tem grande importância na alimentação humana e talvez por isso seja um dos únicos que figuram no calendário de datas comemorativas.
Rico em proteínas, carboidratos, gorduras, sais minerais e vitaminas, o leite ocupa lugar de destaque quando o assunto é a nutrição do homem. Principalmente devido à presença do cálcio, mineral responsável pela formação dos ossos.
O cálcio encontrado especificamente no leite é mais facilmente absorvido pelo organismo do que aquele existente em outros alimentos. Exerce um papel fundamental para a formação e o desenvolvimento ósseo ao longo da vida.
Nele encontramos proteínas, principalmente a caseína, que apresenta alta qualidade nutricional e é muito importante na fabricação dos queijos, e a albumina, de alto valor biológico (aminoácidos essenciais). Ambos auxiliam na formação e na manutenção dos tecidos do organismo.
Paraná, segundo maior produtor nacional
A Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirma que o Paraná passou de terceiro para segundo maior produtor de leite do Brasil. Castro, nos Campos Gerais, lidera a produção brasileira com 292 milhões de litros. Em segundo lugar está o município de Patos de Minas (MG), que produziu 193 milhões de litros. No Paraná, outro destaque é Carambeí, com 180 milhões de litros, que ocupa a terceira posição no ranking nacional.
Em função da produção leiteira, o Paraná tem atraído importantes empresas ligadas à área de laticínios. Recentemente, foi inaugurada em Ipiranga a maior unidade da Tirol Alimentos – e foi o maior investimento de toda a história do tradicional município. Já a empresa Piracanjuba está anunciando a implantação da maior fábrica de queijos do Brasil em São Jorge d´Oeste. Investimentos da ordem de 80 milhões em espaço com 48,74 hectares nas margens da PR-281.
Já a empresa Lactalis do Brasil adquiriu todas as operações da Cooperativa Cativa, de Londrina e promete aumentar consideravelmente as produções. A Lactalis detem as marcas Elegê, Parmalat e Prêsidente.