Dia Mundial do Oceano, para despertar consciências

Dia Mundial do Oceano, para despertar consciências
Foto – REPRODUÇÃO

(PORTAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Governo do Estado de São Paulo- texto de Sandra Oliveira)

Comemorado em 8 de junho, o Dia Mundial do Oceano é uma data que incentiva a sociedade a refletir sobre a importância da conservação das águas marinhas do planeta.

O Dia dos Oceanos foi celebrado pela primeira vez durante a Rio 92. Na época, foi inspirado por um evento organizado no mesmo dia pelo Instituto dos Oceanos do Canadá e apoiado pelo Governo Canadense: “Oceans Day At Global Forum – The Blue Planet”. Em 2008, a Assembleia Geral da ONU decidiu que, a partir de 2009, o dia 8 de junho seria designado oficialmente como Dia Mundial dos Oceanos.

Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície da Terra e contêm 97% da água de todo o planeta. As águas salgadas abrigam uma biodiversidade com quase 200 mil espécies identificadas. Eles são parte essencial para a promover a regulação climática do planeta, pois absorvem cerca de 30% do dióxido de carbono produzido pelos seres humanos. Além disso, aproximadamente 3 bilhões de pessoas no mundo todo dependem dos mares como fonte de alimento.

Mesmo com toda sua importância para o meio ambiente e para a economia mundial, os oceanos estão sendo degradados. Atualmente, há estudos que mostram que aproximadamente 13 toneladas de plástico chegam ao oceano todos os anos. Muitas vezes, esse plástico é ingerido pela fauna marinha, como peixes e tartarugas, e outros animais como as aves que se alimentam dos peixes, provocando a morte de 100 mil animais marinhos por ano, além de outros danos. Segundo dados divulgados pela ONU, a estimativa é que em 2050 a quantidade de plásticos na água supere a de peixes.

E não é só plástico que degrada os oceanos. Além de diversos outros tipos de poluentes, há também o perigo da pesca ilegal, que põe em risco a reprodução e a conservação das espécies.

Diante dessa situação alarmante, a ONU declarou o período entre 2021 e 2030 como a Década dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável. A meta é mobilizar cientistas, políticos, empresas e sociedade civil para a pesquisa e inovação para promover a conservação dos recursos naturais do globo. Segundo a ONU, esta década deverá facilitar a comunicação e o aprendizado mútuo entre as comunidades de pesquisa e partes interessadas. Ou seja, é um momento muito propício para fortalecer as ações de Educação Ambiental relacionadas aos oceanos.

Na Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, além dos controles de balneabilidade realizados desde a década de 1980 pela CETESB, atualmente têm sido realizados estudos para elaborar um plano estadual de combate ao lixo no mar. Sobre mobilização e Educação Ambiental, nas últimas edições do Verão no Clima, além dos mutirões de limpeza nas praias, também foram realizadas ações para retirada de lixo do mar das praias paulistanas.

Você sabia que o lixo que vai parar do mar foi gerado em terra firme? Muitas das ações que temos no dia-a-dia podem impactar a vida no oceno! Tem ideia de quais são essas ações?

Comente aqui e compartilhe o que podemos colocar em prática para celebrAÇÃO nesta data!

Texto: Sandra Oliveira

Arte: Cibele Aguirre

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.