Dias do Engenheiro Florestal e do Protetor de Florestas

(da Redação)
Em julho, duas datas referem-se ao meio ambiente: 12 de julho, Dia do Engenheiro Florestal e dia 17 de julho, Dia do Protetor de Florestas. E é muito importante para o planeta Terra ter os cuidados de ambos. Estamos sentindo na pele os efeitos desastrosos da ação do homem sobre os rios, mares, morros, florestas, montanhas, planícies – até ao ponto de se questionar sobre o futuro de todos nós.
O Engenheiro Florestal, formado depois de 5 anos de estudos, é o profissional que trabalha na preservação e conservação das florestas, sejam elas naturais ou plantadas. É ele quem atua na produção de bens e cultivos florestais, especialmente em indústrias relacionadas à produção de madeira, carvão e celulose. Sua atuação, cada vez mais, tendo em vista a preocupação social com os recursos naturais, se expande a projetos ligados à sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
Já o Dia do Protetor de florestas começou com a história do Curupira, essa figura do folclore que protegeria as florestas das agressões constantes do homem, como desmatamentos e caça de animais, além de poluição de rios. Mas temos hoje em todo o mundo, em especial no Brasil com a imensa Floresta Amazônica, verdadeiros protetores de florestas. Só para citar alguns: Chico Mendes, que foi assassinado em 1988 e Doroty Stang, missionária morta em uma emboscada em 2005.