Domingo é sempre dia da Feira do Largo da Ordem
Uma grande atração de Curitiba é a Feira do Largo da Ordem, centro histórico, aos domingos. Tendo começado como “feirinha”, foi estendendo seus tentáculos por várias ruas das imediações. Inicia na rua São Francisco e termina na rua Martin Afonso. Funciona das 9 às 14 hs e oferece para seus visitantes os mais diversos tipos de artesanato (madeiras, tecidos, pedras, metais, fibras, sementes, gesso, cerâmica, etc…), além de pinturas em telas, música, teatro de rua.
Além de todos esses produtos, dispõe de uma diversidade gastronômica, como os famosos pastéis de feira, caldo de cana, água de coco, crepes, chocolates entre outros artesanatos culinários, e comidas típicas como acarajé, pierogi, empanadas argentinas e uruguaias, batata suíça.
Instituto do Turismo
A feira do Largo da Ordem passa pela coordenação do Instituto Municipal de Turismo. Órgão de personalidade jurídica autárquica, foi criado em 10 de maio de 2005 para atender exclusivamente as questões do setor de Turismo, dada a sua relevante importância econômica, social e cultural que a atividade representa no município, além de contribuir significativamente na geração de emprego e renda.
O órgão da Administração Indireta tem como objetivos fundamentais o desenvolvimento sustentável do setor turístico e o estímulo da atividade turística, com ações de fomento, promoção e divulgação do produto turístico Curitiba.