Duas boas atrações em Virmond
Claro que o momento atual de pandemia não é o ideal para se pensar em viagens, mas, caro leitor, pode deixar anotada aí uma para a cidade de Virmond, colonizada por imigrantes poloneses. Além de muitas coisas interessantes a se fazer ali – paisagens muito bonitas, produtos coloniais, cachoeiras – anotamos para o seu registro dois locais interessantes: a Casa da Memória Polonesa e a Lagoa Bonita Águas Minerais.
Casa polonesa
A Casa da Memória, de madeira, tipicamente polonesa, resgata a história das 70 famílias de descendentes de polacos que formaram a Colônia Amola Faca (localidade precursora do município de Virmond). Projeto concretizado graças a parceria entre a Prefeitura, Câmara de Vereadores, empresa Braspol, sob a coordenação de Geraldo Zapahowski, está localizada na praça central de Virmond e é uma réplica da residência de Paulo Palinski, um dos pioneiros.
A Colônia Amola Faca, origem de Virmond, foi um núcleo colonizatório organizado pelo então cônsul da Polônia, Kazimierz Gluchowski, adquirente de terras em Guarapuava.
Águas Minerais
Na comunidade de Lagoa Bonita (que a Prefeitura está restaurando e investindo em um amplo espaço de lazer para os moradores e visitantes), está localizado o Lagoa Bonita Águas Minerais.
Com piscinas gigantes, muitas árvores, locais para camping, restaurante, lanchonete, o local é uma grande atração regional.