Em 2022 os 50 anos da história do sistema de plantio direto, que mudou a Agricultura
Em novembro de 2012, há portanto 10 anos era inaugurado em Mauá da Serra o Museu do Plantio Direto. Exatamente no ano em que se comemorava 40 anos da implantação do sistema do plantio direto pelo pioneiro Herbert Bartz.
Agora em 2022 o Museu vai chegar aos 20 anos de existência e o sistema de plantio direto terá comemorações em diversos locais por causa dos 50 anos dos primeiros cultivos.
O Museu
Em Mauá da Serra o Museu mostra aos visitantes as primeiras máquinas e implementos agrícolas usados no sistema que mudou a história agrícola do Brasil e especificamente de Mauá da Serra (que foi a primeira comunidade do país a usar de forma coletiva o sistema).
Uma das importantes peças do Museu do Plantio Direto é a semeadora Allis Chalmers, doada pelo produtor Herbert Bartz, pioneiro do Sistema Plantio Direto no Brasil. Também faz parte do acervo do museu o protótipo da FNI de 100 polegadas, que deu origem à Rotacaster 80, a primeira semeadora feita no Brasil com a finalidade de servir ao Plantio Direto.
O sistema está espalhado pelo país e é adotado em todas as atividades agropecuárias. Ajuda a controlar a erosão, recupera a fertilidade do solo, proporciona o aumento da produção e da produtividade, leva mais renda ao pequeno e médio produtores, concilia a atividade econômica com a preservação do ambiente e a viabilidade da agricultura familiar.
O pioneiro
O saudoso Herbert Bartz, preocupado com as enxurradas que carregavam a fertilidade de suas terras em Rolândia, foi em busca de soluções e viajou para os Estados Unidos em busca de informações sobre o sistema no-tillage (sem preparo do solo) em 1972. Os agricultores norte-americanos plantavam sobre a palha. Lá ele comprou a semeadora Allis Chalmers.
Após a visita, ele fez o pedido, nos EUA, de compra da semeadora Allis Chalmers, com oito linhas de soja e seis linhas de milho. Com ela começou o plantio de soja em uma pequena área de sua propriedade. Aos poucos, o sistema avançou, tomando toda a fazenda.
Eventos em Foz
A Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto – Febrapdp – vai comemorar os 50 anos do plantio direto promovendo em parceria com a Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável – Caapas – o 18º Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha e o 1º Encontro Mundial do Sistema Plantio Direto. Será entre os dias 5 e 8 de julho de 2022 em Foz do Iguaçu.
Em evento on-line o diretor da Febrapdp e coordenador do Projeto Nacional “Sistema Plantio Direto: base para Agricultura Sustentável” promoveu palestra com o mesmo tema dos eventos comemorativos do ano que vem, que é “O Sistema Plantio Direto preservando o solo, a vida e as gerações futuras”. É mostrado o quanto o plantio direto melhora a qualidade do solo e impacta positivamente no aumento da produtividade e rentabilidade das culturas com sustentabilidade.