Em 26 anos sucessão de multinacionais gerando empregos e tecnologia em Londrina

(da Redação)
Há 26 anos, no dia 1 de julho de 1995, o então Governador Jaime Lerner inaugurava em Londrina uma grande indústria, a Dixie Toga, com duas unidades para atender o mercado de embalagens, a de flexografia e a de food service. A empresa multinacional fora criada em 1995 através da junção das empresas Dixie Lalekla e Toga.
E então a história das multinacionais prosseguiu. No dia 19 de fevereiro de 2014 uma nova empresa passou a ocupar o espaço da rua Angelina Ricci Vezozzo 3.500, na Cidade Industrial 1, a Bemis Latin America.
E, finalmente, em junho de 2019 – há 5 anos – saiu a Bemis e entrou a australiana Amcor Flexibles do Brasil.
O fato é que nesses anos todos foram gerados ali empregos, tecnologia, desenvolvimento econômico e social.
Em 2022 a Prefeitura londrinense homenageou as 20 empresas maiores geradoras de empregos na cidade, seguindo um levantamento feito pela Codel – Instituto de Desenvolvimento de Londrina -, com dados do Caged – Cadastro Geral de Empregos e Desempregos.
A Amcor estava em 14º lugar, com 778 empregos.
A Amcor é líder mundial no desenvolvimento e produção de embalagens responsáveis para alimentos, bebidas, artigos médicos, farmacêuticos e de higiene pessoal e doméstica, entre outros produtos. A Amcor trabalha com empresas líderes em todo o mundo para proteger seus produtos e as pessoas que deles dependem, diferenciar marcas e melhorar a cadeia de valor por meio de uma ampla gama de embalagens flexíveis e rígidas, caixas especiais, tampas e serviços. Seu foco consiste em fabricar embalagens que sejam cada vez mais leves, recicláveis e reutilizáveis, sempre utilizando uma maior quantidade de conteúdo reciclado. Os 48 mil funcionários da empresa geram aproximadamente 13 bilhões de dólares em vendas, de operações que abrangem cerca de 250 localidades em mais de 40 países.