Em Foz o primeiro bairro público inteligente do país no modelo Sandbox

Em Foz o primeiro bairro público inteligente do país no modelo Sandbox
Foto – DIVULGAÇÃO

(da Redação)

O RCD Cidades traz detalhes da implantação de soluções no modelo Sandbox no primeiro bairro público inteligente do país, desenvolvido em Foz do Iguaçu por meio de uma parceria entre Prefeitura Municipal, Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O gerente do Centro de Tecnologias Abertas e IoT do PTI, Willbur Rogers de Souza, é o convidado do programa de entrevistas da Rede Cidade Digital (RCD), conduzido pelo diretor José Marinho, que vai ao ar, ao vivo, às 10 horas, pela TVRCD, no YouTube. “Vamos tirar dúvidas ao vivo dos gestores e conhecer detalhes do projeto com o intuito de inspirar iniciativas nas cidades”, ressalta o diretor da RCD.

A população da Vila A, de 11 mil habitantes, passou a ser a primeira a vivenciar tecnologias inovadoras de uma cidade inteligente, com a ideia de modificar a estrutura do local que promova melhorias na qualidade de vida e no desenvolvimento. O bairro, que está localizado nas proximidades do Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu, e conta com mais de três mil residências e estabelecimentos comerciais, está recebendo a adoção de soluções para mobilidade urbana, como semáforos e pontos de ônibus inteligentes, câmeras com reconhecimento facial e iluminação pública com telegestão, por exemplo. “Trabalhávamos com um ambiente vivo, mas aqui no PTI é uma zona restrita. A nossa ideia de ir para um bairro da cidade era justamente testar em ambientes reais”, explica o Segundo Souza.

O Vila A Inteligente traz o modelo Sandbox, ambiente que permite a experimentação e validação de tecnologias para cidade inteligente em um período de 12 a 18 meses. “Essas tecnologias também podem levadas para os municípios, além da possibilidade de serem implantadas na cidade”, argumenta o gerente.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.