Em Laranjeiras do Sul e Realeza, campus da Universidade Federal da Fronteira Sul
Há 12 anos, em 2009, foi criada a Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS -, abrangendo mais de 400 municípios da Mesorregião Grande Fronteira Mercosul: sudoeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul. A sede fica em Chapecó (SC), mas tem campus em Realeza e Laranjeiras do Sul (Pr), Erechim, Cerro Largo e Passo Fundo (RS). Oferecendo mais de 40 cursos de graduação, a instituição tem mais de 7 mil alunos e, sendo pública e gratuita, não cobra mensalidade. Em torno de 90% das vagas são reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio exclusivamente em escola pública.
No Paraná, em Laranjeiras do Sul são ofertados os cursos de Agronomia, Ciências Econômicas, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Interdisciplinar em Educação do Campo (Ciências Sociais e Humanas) e Interdisciplinar em Educação no Campo.
Em Realeza, os cursos dão de Ciências Biológicas, Ciências Naturais, Física, Letras Português e Espanhol, Medicina Veterinária, Nutrição, Química.
Obra em Laranjeiras do Sul
Foi concluída, no mês de fevereiro, a construção do Galpão de Almoxarifado e Patrimônio da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul. O novo espaço físico possui 408,48 m² de área edificada e 1.009,60 m² de área de intervenção urbanística.
No total, o Galpão possui seis salas: 4 salas de pessoal, 1 depósito, 1 copa, além de 2 banheiros e 2 banheiros para pessoas com deficiência (PcD).