Encontro Indígena celebra etnias e luta pela igualdade

Encontro Indígena celebra  etnias e luta pela igualdade
Oceano

Nesta sexta, 9, foi dado um importante passo para o reconhecimento e igualdade de minorias sociais. A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), realizou o 1º Encontro Indígena de Maringá, na Câmara de Vereadores. O evento é resultado da luta empenhada por tribos indígenas da região e dos colaboradores da Gerência de Igualdade Racial da Sasc. O encontro contou com a participação de cerca de 150 índios das tribos Kaigang, Guarani e Xetás, que contemplaram o evento com apresentações culturais de dança e música.

′′É uma conquista de todos os indígenas′′, afirma o índio da tribo Kaigang, Alexandre Krenkag. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 305 etnias diferentes no Brasil. ′′A nossa luta, é para que todos sejamos reconhecidos. Hoje, um dos meus sonhos está sendo realizado, pois conseguimos reunir tribos de diferentes etnias no mesmo local′′, acrescenta.

′′Estamos resgatando as histórias dos povos, donos da nossa terra. Antes de chegarmos, eles estavam aqui primeiro. O mínimo que podemos fazer é reconhece-los e dar espaço para mostrarem sua cultura e costumes. Somos resistência!′′, afirma a gerente de Promoção e Igualdade Racial, Cleuza Teodoro.

Casa do Índio

A Casa do Índio proporciona aos indígenas um local seguro e confortável em seus deslocamentos para a comercialização de artesanato. As decisões sobre a Casa do Índio são tomadas em conjunto com as lideranças das aldeias, de forma a garantir a máxima transparência nas relações entre a administração e os ocupantes do espaço. A alimentação é fornecida pela Prefeitura de Maringá, que também faz a manutenção do local. 

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.