Encontro vai promover o trabalho pelo ambiente de negócios das MPE, no Paraná

Encontro vai promover o trabalho pelo ambiente de negócios das MPE, no Paraná
Foto – Mapa dos territórios divididos dentro das regiões paranaenses (DIVULGAÇÃO)

Por ASN Paraná

Foz do Iguaçu será sede do Encontro Estadual dos Comitês dos Pequenos Negócios, entre os dias 7 e 9 de novembro. Representantes de entidades empresariais, prefeitos, secretários municipais e agentes de desenvolvimento participarão do evento que terá em sua programação a realização de palestras e o reconhecimento a municípios, territórios e Salas do Empreendedor com atuação destacada no Paraná.

As inscrições para participar de forma virtual estão disponíveis na página do evento. Com transmissão on-line, a iniciativa é promovida pelo Sebrae/PR com apoio do Fórum Paranaense da Micro e Pequena Empresa (Fopeme), das Salas do Empreendedor e comitês territoriais e locais. O Encontro estimulará a trocar experiências, fortalecerá governanças e alinhará uma agenda de incentivos voltados para o crescimento favorável aos pequenos negócios no Paraná.

Formados por lideranças públicas, privadas, academia e o terceiro setor, os comitês atuam para potencializar o desenvolvimento nos territórios ao incentivar a criação e execução de ações voltadas para o ambiente dos pequenos negócios e do empreendedorismo.

Os grupos têm como finalidade a realização de atividades como o fomento e o auxílio a iniciativas empreendedoras, tendo como objetivo ampliar a geração de emprego, renda e produção de riquezas. Dessa forma, são trabalhados temas ligados a inovação, simplificação e desburocratização, acesso aos mercados, educação empreendedora, acesso ao crédito e serviços financeiros e o associativismo.

O coordenador estadual de Negócios Institucionais do Sebrae/PR, Rodrigo Melo Viana, explica que estarão presentes lideranças de 24 comitês territoriais e 135 comitês locais, com participação de cerca de mil atores de desenvolvimento.

O Encontro é a consolidação dos programas Cidade Empreendedora e Território Empreendedor, reconhecendo aqueles que alcançaram os Índices de Desenvolvimento do Ambiente de Negócios nos níveis municipal e territorial.

“São lideranças e agentes que atuam em um recorte de municípios específicos e pensam, diariamente, na melhoria do ambiente de negócios e das políticas públicas. Será o fechamento de uma estratégia que tem as pequenas empresas como foco”, comenta Rodrigo Melo Viana.

Ao lado do Sebrae/PR, o Fopeme alia esforços para alavancar o desenvolvimento de micro e pequenos negócios paranaenses.

“É uma oportunidade de apresentar e compartilhar experiências entre os participantes dos territórios do nosso Estado. É um momento de demonstrar os resultados alcançados por meio da ação conjunta de trabalho. Vamos celebrar a atuação dos profissionais e iniciar as preparações para o próximo ano”, ressalta a secretária técnica do Fopeme, Maria Ozelia de Souza.

Sala do Empreendedor

Com 330 instaladas no Paraná, as Salas do Empreendedor estão localizadas nas prefeituras das cidades e centralizam serviços voltados para os empresários, com o objetivo de auxiliar a formalização e a regularização das atividades, por meio do apoio do Sebrae/PR, para implementar soluções de gestão.

Durante o Encontro Estadual dos Comitês dos Pequenos Negócios, será realizada a premiação do Selo Referência em Atendimento, voltado para as Salas que atingiram os índices no atendimento ao público.

“Vamos reconhecer o trabalho realizado neste ano e também celebrar que o selo desenvolvido aqui no Paraná, ao lado do elaborado no Rio Grande do Sul, alcançou nível nacional. A nossa metodologia, que começou a ser utilizada em 2017, estará presente em outros 18 estados brasileiros”, comemora a coordenadora estadual das Salas do Empreendedor do Sebrae/PR, Carla Selva.

A expectativa é de que, até o fim de 2022, o Paraná tenha 350 Salas. Uma delas está situada em Pranchita. Localizada no sudoeste do estado, a cidade alcançou o selo diamante na última edição. No ano de sua criação, em 2013, o município atendia cerca de 20 microempreendedores individuais (MEI). Em 2021, o número saltou para 142 MEI na localidade, que tem seis mil habitantes. Além disso, no ano passado, foram feitos 2.438 atendimentos, somando cursos, oficinas, consultorias, capacitações, orientações e feiras.

A agente de desenvolvimento e de crédito da Sala, Rita Cristina Bandeira Vicente, aponta que é preciso ter coragem para tomar decisões.

“No início, são os passos pequenos que nos levam a alcançar os primeiros resultados. Hoje, depois da conquista do selo, quando alguém chega na cidade com alguma situação, a própria população indica a Sala. Por isso, manter o padrão de atendimento e continuar desempenhando o trabalho com o mesmo carinho e empatia é uma combinação que permite manter as expectativas altas para esse ano”, finaliza a agente.

O evento

O Encontro Estadual dos Comitês dos Pequenos Negócios será realizado entre os dias 7 e 9 de novembro, em Foz do Iguaçu, no Grand Carimã Resort & Convention Center.

Sobre o Sebrae 50+50

Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Construir o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.