Está saindo do papel o novo aeroporto municipal de Loanda
(da Redação)
Após não ter recebido pousos de aeronaves há mais de 10 anos, o aeroporto de Loanda, Atílio Accorsi, recebe obras para sua reativação. Estão sendo investidos ali R$ 11,4 milhões, R$ 10 milhões a fundo perdido pelo Governo do Estado e o restante de contrapartida municipal.
Todo o aeroporto será reconfigurado, com melhoria no pavimento e expansão da pista de pouso, que está bastante deteriorada, reforma do terminal de passageiros, ampliação do taxiway para a manobra das aeronaves, implantação de estacionamento e colocação do alambrado em toda a área. Ao mesmo tempo em que fará as reformas, o município vai trabalhar junto com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a liberação de voos particulares no local.
Com a obra pronta, Loanda também planeja integrar o Voe Paraná, programa de aviação regional do Governo do Estado, que faz a conexão de 20 cidades do Interior do Paraná com a Capital. O Extremo Noroeste é uma das regiões paranaenses onde o turismo mais se desenvolve, graças às belezas do Rio Paraná, com suas ilhas e praias de água de doce.
“Toda a região vai ser beneficiada com a reforma do aeroporto. Cidades vizinhas como Porto Rico têm grande potencial turístico e recebem milhares de pessoas. As indústrias e o agronegócio também são bem desenvolvidos. Loanda é a Capital da Torneira, e muitos empresários poderão utilizar o terminal”, explica o secretário municipal de Planejamento de Loanda, Éder Pietro. “A parceria com o Governo do Estado é essencial para viabilizar esse projeto porque, o município sozinho não tem recursos para obras como essa”.
Visitas às obras
O prefeito José Maria Pereira Fernandes e secretários municipais tem visitado as obras, vistoriando os trabalhos. José Maria declara “Nossos agradecimentos ao Governador Ratinho Junior, ao nosso Deputado Estadual Romanelli, e ao nosso Deputado Federal Toninho Wandscheer”.