Estado publica edital do anteprojeto do Terminal Metropolitano de Londrina

Estado publica edital do anteprojeto do Terminal Metropolitano de Londrina
Área equivalente a uma quadra urbana inteira abrigará o Terminal – Foto de Alessandro Vieira - Aen

(AE NOTÍCIAS)

Após a compra do terreno, o Governo do Estado, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), publicou o edital para contratação dos estudos preliminares e anteprojeto do futuro Terminal Metropolitano de Londrina. Ele será construído na área que fica em frente ao Terminal Central da cidade.

O edital prevê um prazo de oito meses para a execução do projeto, com valor máximo de R$ 1.059.459,52. A empresa contratada fará uma atualização das linhas a serem atendidas, horários e quantidade de passageiros. O estudo também deve compreender a região e sua demanda de serviços, lojas e comércios que podem ser atendidos pelo terminal. A partir disso, irá determinar as áreas a serem projetadas no terminal para atender a demanda.

Ele também vai apontar prognóstico de demolição, terraplanagem, fundação, drenagem, estrutura, elétrica, pavimentação, paisagismo e sinalização, além da concepção arquitetônica do Terminal e das soluções estruturais que resultem em uma metodologia construtiva econômica, sustentável e de rápida execução. A contratação do projeto executivo e da obra em si deve ocorrer em 2025.

O objetivo é facilitar a integração entre os ônibus urbanos, que circulam dentro de Londrina, e os metropolitanos, que atendem cerca de 50 mil pessoas residentes nos municípios vizinhos – especialmente Cambé, Ibiporã, Rolândia e Jataizinho – e que se deslocam para a cidade diariamente.

O diretor presidente da Amep, Gilson Santos, destacou a importância da contratação para que o resultado final atenda todas as expectativas. “O Governo do Estado está à frente desse importante projeto, que atende uma demanda antiga da região de Londrina, e a prefeitura da cidade, que faz parte do grupo de trabalho que acompanha o projeto, vai ajudar a embasar os estudos do Terminal Metropolitano”, afirmou.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.