Estrada da Graciosa perto do sesquicentenário

Estrada da Graciosa perto do sesquicentenário
Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN

(da Redação)

A Estrada da Graciosa, a rodovia PR-410, é uma das mais bonitas do país, com suas curvas, flores, matas, recantos, barracas de petiscos. Inaugurada em 1873, ela vai comemorar 150 anos em 2023. Declarada pela ONU como reserva da biosfera da Mata Atlântica do Brasil, a estrada interliga Quatro Barras a Antonina e Morretes.

Até a metade do século XX ela permaneceu como a única estrada pavimentada do Paraná e teve papel fundamental no desenvolvimento da economia paranaense, pois foi amplamente utilizada para escoar a produção de erva-mate, café e madeira, que chegavam de várias partes até os portos de Paranaguá e Antonina. Isso aconteceu até 1969, quando foi construída a BR-277.

A viagem que leva a Morretes começa na BR-116, onde se roda 40 quilômetros, e termina na Estrada da Graciosa. São 33 quilômetros de puro encanto, calçados em paralelepípedos e repleto de curvas sinuosas envolvidas por encostas floridas, picos, montanhas, mar e cachoeiras.  Mirantes estratégicos permitem a apreciação de cenários encantadores.

Não é a toa que o local é um dos campeões de trabalhos de fotógrafos e cinegrafistas, além de pintores.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.