Exposição de fotos mostra história do Paço Municipal de Maringá

Quando falamos ou pensamos sobre a Prefeitura do Município de Maringá, automaticamente vem à nossa mente a imagem do Paço Municipal “Sílvio Magalhães Barros”, situado na avenida XV de Novembro, nº 701.

A edificação se impõe na paisagem urbana não só pela imponência, dimensão e estética, mas também pela significação e uso prático que o munícipe faz dela. Neste prédio são definidos os rumos e as diretrizes da cidade, além de ser passagem obrigatória a todos que estão atrás de autorizações e licenças em vários sentidos.

Inaugurada em outubro de 1986, e projetada pelos arquitetos Gilmar Ferdinandi e Edson Luiz Cardoso Pereira, essa não é a primeira sede administrativa municipal de Maringá, mas sim a terceira. A primeira remonta de março de 1948, quando a Prefeitura de Mandaguari criou a Agência Arrecadadora Distrital de Maringá, elevada em junho do mesmo ano à condição de subprefeitura. O prédio onde funcionava esse órgão será o mesmo que abrigará a Prefeitura de Maringá em 1952, situada na esquina da avenida XV de Novembro com a então avenida Ipiranga (atual Getúlio Vargas).

Essa precária construção perdurou até 1969/1970, período em que foi concluído parte do projeto do Paço Municipal localizado na Praça Dom Pedro II (atual Centro de Convivência Renato Celidônio), cujo projeto pertence ao arquiteto paulistano José Augusto Bellucci. Executado parcialmente (gabinete do Prefeito), o Paço foi posteriormente integrado ao novo prédio, numa incorporação bem-sucedida.

Ao todo são 38 fotos e dois quadros das 3 diferentes fases da construção do paço.

A mostra

De 18.03 a 31.05

De Seg a sex

Das 8h às 17h

Sala de exposições do Patrimônio Histórico – 1º andar. Teatro Calil Haddad . Classificação: Livre. Entrada gratuita

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.