Fábrica de utilitários da Renault chega aos 20 anos perto de produzir 500 mil veículos

Fábrica de utilitários da Renault chega aos 20 anos perto de produzir 500 mil veículos
FOTO – DIVULGAÇÃO

(RENAULT DO BRASIL)

A fábrica Curitiba Veículos Utilitários (CVU) completou 20 anos de atividades no dia 20 de dezembro com ótimos motivos para comemorar. Em duas décadas de história, a CVU já produziu mais de 423 mil veículos de 8 modelos diferentes. Destaque para a família de furgão e van Master, que inaugurou a produção da unidade em 2001 e é sucesso de vendas da marca no Brasil, sendo líder entre os furgões grandes (FU3) há sete anos consecutivos.

Na CVU, desde o ano passado, o Master tem a companhia da Oroch, que criou o segmento intermediário entre as picapes pequenas e grandes. Feito antes na Curitiba Veículos de Passeio (CVP), o utilitário mudou de endereço em 2020 para abrir espaço na linha de montagem ao novo SUV Duster.

A fábrica é polo exportador do Renault Master e Oroch para os países da América Latina. A picape Oroch ainda é exportada para os países do continente africano. O total exportado é de 40% da produção, cerca de 100 mil veículos.

Ao longo destes 20 anos também foram produzidos na CVU os modelos da Nissan Frontier, Nissan Livina, Livina X-Gear e Grand Livina e o SUV Nissan XTerra.

Nível de excelência e Indústria 4.0

A CVU é uma das mais importantes fábricas do Grupo Renault, onde trabalham cerca de 1.000 colaboradores diretos, em dois turnos. A capacidade instalada de produção é de 60 mil veículos por ano.

Segundo Rodrigo Marchiotto, gerente-geral da CVU, a planta tem o suporte de uma rede com mais de 80 fornecedores de componentes automotivos.

“A CVU é uma das mais modernas fábricas da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Também é certificada com a ISO 14001 desde 2003, que atesta a excelência na gestão ambiental, e com a ISO 26000, referente à responsabilidade social, desde 2015.”

A Curitiba Veículos Utilitários está inserida no contexto da indústria 4.0. Emprega uma série de inovações, como realidade virtual e impressão 3D, buscando a qualidade do processo final, da segurança dos colaboradores, da eficiência e da produtividade.

“São tecnologias da indústria 4.0 incorporadas pela Renault no processo produtivo de carros, veículos comerciais leves e motores, e que melhoram a eficiência, a capacitação de colaboradores e a qualidade do produto final”, salienta Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

Em 2020, o Complexo Ayrton Senna foi reconhecido pelo Fórum Econômico Mundial (WEF) como “Advanced 4th Industrial Revolution (4IR) Lighthouse” – “Farol da 4ª Revolução Industrial Avançada” -, por ser uma unidade referência em ações envolvendo a indústria 4.0. É a primeira planta da América Latina a receber este reconhecimento.

Premiado Renault Master faz jus à liderança

O Renault Master produzido na CVU mostra porque é líder no segmento de furgões leves há tanto tempo. O utilitário alia atributos cada vez mais exigidos pelo cliente, como durabilidade, robustez, versatilidade e baixo custo de operação.

O Master atende a qualquer tipo de necessidade, com sete versões de carroceria e mais de 60 configurações de uso.

A linha oferece furgões com capacidade de carga de até 1.593 kg. Recentemente o Master foi eleito vencedor da 7ª edição do “Selo Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais 2021”, na categoria furgão de carga. Detalhe: pelo quinto ano consecutivo.

O modelo também conquistou, pela terceira vez, o título de “Campeão Geral” entre os utilitários, no estudo de depreciação promovido pela equipe de pesquisa do portal Autoinforme.

As premiações não pararam por aí. O utilitário recebeu a “Certificação Campeão de Revenda 2021”, nas versões furgão e minibus, pelo segundo ano consecutivo. O prêmio é dado pela SFCom, que edita a revista Frota&Cia.

“Essas conquistas comprovam a fidelização do nosso cliente profissional com os modelos Master, bem como a ótima reputação do produto no mercado, com alta robustez e durabilidade”, explica Alex Dias, diretor de Vendas a Empresas da Renault do Brasil.

Sobre a Renault do Brasil

Produzindo no Brasil há 23 anos, a Renault do Brasil conta com quatro fábricas no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR): a de veículos de passeio (CVP), a de comerciais leves (CVU), a de motores (CMO), além da fábrica de injeção de alumínio (CIA).

Oferecendo uma gama completa veículos como o Kwid e Master, líderes em seus segmentos, além do Sandero, Stepway, Logan, Duster, Oroch e Captur e, ainda, o Zoe E-Tech, veículo 100% elétrico. A Renault inovou ao lançar a venda de produtos 100% on-line, entre outras soluções para facilitar a vida dos clientes. Com o Renault On Demand, serviço de aluguel de veículos a longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com vários projetos de compartilhamento de veículos. Desenvolvemos, ainda, soluções de geração de energia limpa com parceiros, como, por exemplo, o projeto de Fernando de Noronha onde foi construída uma garagem fotovoltaica que abastece os mais de 30 veículos elétricos que rodam por lá.

O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou cerca de 800 mil pessoas ao longo dos seus 10 anos nos eixos inclusão e Segurança.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.