Fazenda Capão Alto, atração maiúscula em Castro

Há alguns dias mais de 300 atletas de várias cidades do Paraná e de São Paulo enfrentaram trilhas em meio à mata nativa, com barro, obstáculos naturais e no cenário histórico da Fazenda Capão Alto, em Castro, para a disputa da Corrida na Roça, com percursos de corrida, caminhada guiada e corrida kids. O evento teve apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Indústria, Comércio e Turismo por promover o turismo esportivo em Castro.
Tombada pelo Patrimônio Histórico do Paraná, a Fazenda Capão Alto surgiu há 321 anos com a concessão da Sesmaria da Paragem do Iapó. O casarão em estilo colonial tem mais de 180 anos e preserva parte da História que perpassa várias fases do povoamento de Castro, desde a indígena, o tropeirismo, a escravagista, a aristocrática até a imigração holandesa.
Administrada por um Conselho Gestor, a Fazenda é mantida pelo Grupo Koelpe e recebe cerca de 500 visitantes por mês com finalidade educacional e cultural. “Aceitamos o desafio de sediar essa corrida porque ela tem o propósito de integrar as pessoas que gostam de atividade física em ambientes turísticos da área rural. Confiamos no compromisso de que o impacto seria mínimo, pois a organização cuida para não extrapolar o limite de carga de visitantes, garante a preservação do meio ambiente e não deixa resíduos. É um formato de evento que podemos repetir”, diz Koob Petter, administrador do espaço.