Férias? MORRETES!
Passear por Morretes é sempre uma bela pedida. A começar pelo trecho de Curitiba até lá com 70 quilômetros. Pode-se percorrê-lo pela histórica Estrada da Graciosa, com suas muitas curvas, cortando a Mata Atlântica, paradas para petiscos, artesanatos e bebidas, pontos de paisagens da Serra do Mar. Ou pela BR-277, a mesma que se destina a Paranaguá. Ou ainda pela impressionante Estrada de Ferro (pode-se depois de Morretes pegar a Maria Fumaça e ir até Antonina). É um dos passeios de trem mais bonitos da América do Sul, com seus viadutos, túneis, paisagens com cachoeiras, despenhadeiros.
Morretes, fundada em 1733, é a “capital do barreado”, o prato típico paranaense e são dezenas de restaurantes especializados.
A cidade, cercada pela Serra do Mar, cortada pelo rio Nhundiaquara (onde pode-se praticar o boia cross), tem um centro histórico com muitas construções coloniais, tem a rua do Comércio para passeios, tem os muitos restaurantes às margens do Nhundiaquara, a Igreja de Nossa Senhora do Porto, as muitas cachaçarias (uma delas tem prêmios internacionais). Tem também o Parque Temático Hisgeopar, com a história do Paraná. Além de uma natureza privilegiada, com um dos trechos mais preservados da região, reconhecido pela UNESCO como Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural Mundial.