Festas religiosas chegam aos 150 anos em Piraí do Sul

(da Redação)
Algumas das mais antigas festas religiosas católicas do Paraná e do Brasil realizam-se em Piraí do Sul. Neste ano, em dezembro, vão acontecer a 150ª Festa do Senhor Menino Deus, por ocasião do Natal, entre os dias 16 a 25, na Igreja Matriz do Senhor Menino Deus e a 142ª Festa de Nossa Senhora das Brotas (27/12)no Santuário de Nossa Senhora das Brotas. Nas duas, novenas, procissões, barraquinhas, celebrações religiosas, apresentações artísticas.
Ambas as igrejas e mais a de São José Operário integram a Diocese de Ponta Grossa.
A de N.S. das Brotas (matéria em outro local deste site) fica na localidade de Brotas e as demais no centro piraiense. Destaque-se que a de Brotas era local favorito de pousos dos tropeiros (Piraí era importante rota entre o Viamão e Sorocaba). E desde o ano 2004 ficou decretado ser Nossa Senhora das Brotas a padroeira do Caminho das Tropas.
A respeito do culto ao Senhor Menino Deus, sabe-se que já era praticado por Manoel da Rocha Carvalhais e esposa Josefa Rodrigues Coutinho, que tinham um oratório em sua residência, desde meados do século XVIII. A imagem atual, na Igreja, foi entronizada em 1955 e tem 61 cm de altura. Antes, havia uma que chegou à localidade em 1805 trazida por um condutor de tropas.
A Igreja do Senhor Menino Deus foi construída em 1859 e sofreu reformas ao longo dos anos.
Já a Igreja de São José Operário, em estilo moderno, é bem mais recente.
