Fiep chega aos 80 anos com o Paraná totalizando quase 76 mil empresas

No momento em que a Fiep – Federação das Indústrias do Estado do Paraná – comemora 80 anos de existência, sempre é bom destacar a estrutura da entidade e os números da indústria paranaense.
O texto é da própria Fiep:
“A indústria hoje é fundamental para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico do estado. Atualmente, são 37 segmentos industriais em atividade Paraná, totalizando quase 76 mil empresas. Elas estão sob a representação institucional da Federação – incluindo indústrias de transformação, da construção civil, extrativas, de serviços industriais de utilidade pública e de outros serviços industriais.
Esta força industrial é representada pelos 108 sindicatos que atualmente são filiados à Fiep – sendo 99 de base estadual, 8 de base nacional e 1 de base interestadual. As empresas geram mais de 1 milhão de empregos diretos, sendo responsáveis por boa parte da renda e das riquezas produzidas no Paraná. A indústria paranaense movimenta R$ 130 bilhões anualmente, o que representa 27,4% do Produto Interno Bruto estadual.
Esse montante equivale a 6,5% do PIB Industrial brasileiro, o que coloca o parque fabril paranaense como o quarto principal do país, atrás somente de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Se considerada apenas a indústria de transformação, o Paraná sobe para a terceira colocação.
Em volume de produção, a indústria do Paraná também se destaca com alguns dos principais polos nacionais de itens específicos. Ocupa o primeiro lugar nas produções de carne de frango e de tilápia, além de madeira para papel e celulose e produtos de madeira. Já nas produções de suínos, leite, veículos, celulose e papel e produtos de base florestal, o estado é o segundo maior fabricante do país.
Entre os principais setores em termos de Valor Bruto de Produção (VBP) estão os de fabricação de alimentos, veículos automotores, produtos químicos, derivados de petróleo e biocombustíveis, máquinas e equipamentos e celulose e papel. Já entre os maiores empregadores estão os de alimentos, construção de edifícios, serviços especializados para construção, vestuário e têxtil, obras de infraestrutura, produtos de metal, veículos automotores, móveis, máquinas e equipamentos e produtos de madeira. Juntos, esses setores respondem por cerca de 70% dos empregos formais da indústria paranaense.
O setor industrial paranaense também se destaca nas exportações, colocando o estado na liderança nacional das vendas de carnes e de madeira serrada e compensado para outros países”.