Figueira chega aos 41 anos
(da Redação)
O dia 20 de abril marca a passagem do 41º aniversário de emancipação de Figueira (instalação ocorrida em 1983). O município desmembrou-se de Curiúva, tem uma área territorial de 130 km2, pertence à Comarca de Curiúva e está a 581 metros de altitude. Conforme dados do Ipardes, são plantados ali 7.138 hectares de soja, 3.310 de milho, 1.000 de cana-de-açúcar, além de outras culturas como mandioca, aveia, cebola, café, laranja, feijão. A produção leiteira é muito boa.
Conta a História que os primeiros habitantes chegaram ao local por volta de 1922. Eram garimpeiros atraídos pela fama de existência de diamantes do rio Tibagi. Muitos foram assassinados para serem roubados. A primeira grande pedra foi encontrada por Elias Lacerda, que conseguiu vendê-la por um bom preço.
Termelétrica
Está em Figueira a Usina Termelétrica de Figueira, implantada na década de 1960. A unidade foi desativada pela Copel, mas há estudos para que ela volte a funcionar através do governo federal.
Atualmente ela pode gerar até 20 MW sem a necessidade de aumento no consumo de carvão mineral – cuja mina também está em Figueira.