Forum dos Presidentes da Ocepar vai atrair lideranças da Europa 

Forum dos Presidentes da Ocepar vai atrair lideranças da Europa 
FOTO – DIVULGAÇÃO (evento de 2022)

(SISTEMA OCEPAR)

Em 2023, o Fórum dos Presidentes, evento promovido anualmente pelo Sistema Ocepar, está com uma nova proposta. Desta vez, não se limitará a reunir os dirigentes do Paraná e terá a participação de lideranças do cooperativismo da Europa, que são representadas pela Confederação das Cooperativas Agroalimentares da União Europeia (Cogeca). Também estão sendo convidados cooperativistas dos demais estados brasileiros. A expectativa é reunir aproximadamente 200 participantes. A ideia é apresentar diferentes oportunidades de parcerias entre cooperativas do Brasil e da Europa, além de modelos e alianças estratégicas e de negócios. A programação contempla ainda o debate de temas vinculados à agenda ESG, infraestrutura e logística.

O Fórum ocorrerá nos dias 15 e 16 de junho, no Recanto das Cataratas, em Foz do Iguaçu. No primeiro dia, a abertura oficial será às 18h, com a presença dos presidentes dos Sistemas Ocepar, José Roberto Ricken, da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Marcio Lopes de Freitas, e da Cogeca, Ramon Armengol, e do governador do Paraná, Ratinho Junior. Depois, a palestra magna será ministrada pelo engenheiro agrícola formado pela Universidade de Pelotas (RS), consultor e especialista em agronegócio, Paulo Herrmann.

Quatro painéis, de uma hora e meia cada, integram a programação do segundo dia. O primeiro irá tratar sobre “Alianças estratégicas entre cooperativas” e será mediado pelo professor da Universidade de Alicante, da Espanha, José Daniel López, com a participação do presidente da Frimesa, Elias Zydek, do presidente da Castrolanda, Willen Bouwman, que falará em nome da Unium, do diretor administrativo e financeiro da Unimed Paraná, Alexandre Bley, e do diretor-geral da Ruchey Trops, da Espanha, Andrés Llorca.

Oportunidades de negócios

“Oportunidades de negócios”é o tema do segundo painel, que terá a medição do diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, e presença do presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, do presidente do Cajamar Bank, da Espanha, Eduardo Baamonde Noche, da gerente de Competitividade da Apex Brasil, Clarissa Furtado, e do secretário de Comércio e Relações Internacional do Ministério da Agricultura, Pecuária, Roberto Perosa.

ESG – O terceiro painel vai abordar as “Melhores práticas em ESG”, com a mediação da presidente do Sicoob Meridional, Solange Pinzon, e tendo como debatedores o diretor da Midcounties Co-operative, do Reino Unido, Peter Westall, o gerente executivo técnico da Cocamar e presidente do Conselho Gestor da Rede ILPF, Renato Watanabe, e o presidente a Callosa D’em Sarrià, da Espanha, Salvador Solbes.

O presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), Darci Hartmann, será o mediador do quarto painel, que será sobre “Infraestrutura e logística”, com o presidente da Cotriguaçu, Dilvo Grolli. Também foram convidados a gerente de Comunicação e Cooperação Internacional da Administração dos Portos de Sines e Algarve (APS), de Portugal, Ana Rosa, e o presidente da Associação dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Fernando Garcia de Silva.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.