Fotos com partes da história de Santo Antonio da Platina sendo restauradas em Ponta Grossa

Fotos com partes da história de Santo Antonio da Platina sendo restauradas em Ponta Grossa
Foto: uma das fotos de José Tanko em Santo Antonio da Platina

(PREFEITURA DE SANTO ANTONIO DA PLATINA)

Fotografias, negativos, filmes, documentos e acessórios que compõem o acervo histórico de Santo Antônio da Platina foram cedidos para restauração à equipe do Museu Campos Gerais (MCG), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O acervo é composto em sua maioria por artigos pertencentes ao fotógrafo José Tanko (1915-1992) doados através de seu filho, o fotógrafo e professor de artes Paulo Tanko.

Os objetos foram retirados da Casa da Cultura Platinense, onde estavam armazenados, e foram levados para o Museu Campos Gerais, em Ponta Grossa.

A recuperação do acervo é resultado de um convênio da prefeitura municipal com a UEPG através do Departamento Municipal de Cultura, no qual prevê a cessão de uso dos objetos para que historiadores e museólogos trabalhem na recuperação dos artigos danificados, digitalização das fotos, documentação e pesquisa histórica do acervo. O convênio também prevê que a universidade realize exposições fotográficas anuais para visita do público e disponibilize arquivos digitais para pesquisa.

“Ficamos felizes com o resultado dessa parceria pois daremos a destinação necessária a estes artigos que estavam em situação precária e sem condições de exposição ao público. Com a recuperação do acervo, teremos condições de em pouco tempo disponibilizar o acesso online principalmente das fotos, que são o retrato da nossa história e futuramente dar o início ao planejamento do nosso museu”, declarou a diretora municipal de Cultura Aline Damásio.

O acervo possui 62 anos de história iconográfica de Santo Antônio da Platina e de todo o norte pioneiro do Paraná e atravessa três gerações de fotógrafos da mesma família – José, Paulo e Guilherme. O romeno José Tanko veio ao Brasil ainda jovem e se estabeleceu em Santo Antônio da Platina em 1942, quando criou a popular casa de fotos, que durou até 2004. Nesse período somam-se mais de 190 mil clientes,conforme informações dos livros de registro que compõem o acervo.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.