Foz do Iguaçu sediará o 18º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha
(da Redação)
De 5 a 8 de Julho o meio ambiente, a tecnologia, o futuro, estarão em Foz do Iguaçu no 18º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha – ENPDP – e no 1º Encontro Mundial de Plantio Direto na Palha. A promoção é direcionada ao setor produtivo do agronegócio brasileiro e, nesta edição, das Américas.
A promoção é da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto – FEBRAPDP – e serão celebrados os 50 anos do Sistema Plantio Direto – SPD – na América Latina e os 30 anos de existência da FEBRAPDP.
São esperados mais de 800 participantes, entre produtores rurais, consultores, empresários, profissionais liberais, professores, pesquisadores e acadêmicos, cooperativas e empresas de todo Brasil e de países como Paraguai, Uruguai, Argentina, México, Chile e Estados Unidos.
Herbert Bartz
O grande nome do sistema Plantio Direto no Brasil, Herbert Bartz (que tinha fazenda em Rolândia), vai dar nome à Medalha de Honra Herbert Bartz aos produtores rurais que se destacaram no Brasil e nas Américas na conservação do solo e aumento da produtividade com sustentabilidade de sua propriedade, utilizando como base o Sistema Plantio Direto.
O Sistema expandiu-se pelos quatro cantos do país e em 2020 atingiu 36 milhões de hectares equivalente a cerca de 54% área com a produção de grãos do território brasileiro. Muitos desafios, obstáculos foram superados, para que o crescente sucesso fosse alcançado.
O Sistema Plantio Direto (SPD) visa a produção de alimentos, fibras e energia em harmonia com a natureza baseando-se em três pilares: o não revolvimento do solo (restrito às linhas de plantio e semeadura ou covas para mudas), a cobertura permanente do solo, feita preferencialmente com plantas vivas ou mortas, e a diversificação de plantas na rotação de cultivos.
Durante quatro dias, o evento oferecerá palestras e debates de altíssimo nível com os melhores especialistas e produtores do Brasil e do mundo, exposição de resumos científicos, dia de campo interativo e visitas técnicas no Brasil e Paraguai, reunindo as melhores propostas e soluções para o desenvolvimento tecnológico, econômico, social e ambiental do agronegócio, verdadeiramente sustentável.