Frisia, após 100 anos no Paraná, há 6 anos também no Tocantins
(FRÍSIA COOPERATIVA – Patrícia Lucini)
O potencial produtivo do Estado do Tocantins é um fator que tem colaborado para o crescimento exponencial da Frísia Cooperativa Agroindustrial. Com quase 100 anos de atuação no Paraná, a cooperativa chegou ao Tocantins no ano de 2016 e desde então teve um aumento médio de 400% ao ano no número de cooperados, tendo hoje 140 produtores rurais associados, empregando diretamente 60 colaboradores e indiretamente, também por meio dos cooperados, mais de 800 pessoas.
Segundo o presidente da Frísia, Renato Greidanus, a cooperativa é uma sociedade de pessoas para pessoas, e essa valorização promove o investimento no conhecimento e na profissionalização. O diferencial faz com que a cooperativa obtenha grande impacto social. “Todo resultado que a cooperativa obtenha retorna para o cooperado, que continua a investir e reinvestir na sua atividade, beneficiando automaticamente toda a comunidade”, explica.
Erica Lima, coordenadora comercial da Frísia no Tocantins, conta que o impacto da presença da cooperativa é perceptível. “Nós acompanhamos a chegada da Frísia na região de Dois Irmãos com a instalação do entreposto e a movimentação após isso se deu em várias áreas, desde a geração de novos empregos, chegada de empresas prestadoras de serviços até o aumento de produtores rurais investindo em propriedades no município. Além disso, proporcionamos capacitação para a comunidade visando uma melhora na mão de obra profissional”, compartilha.
Conforme o Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2022, elaborado pelo Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), os indicadores financeiros que reforçam a relevância desse modelo de negócio para o país apontam que em 2021 as cooperativas agropecuárias somaram R$ 230 bilhões em ativos, ou seja, em bens e direitos. E os resultados alcançados pelas cooperativas agropecuárias também voltam para a sociedade na forma de mais desenvolvimento e qualidade de vida, tendo somado o recolhimento de mais de R$ 12,8 bilhões em impostos, destinados aos cofres públicos.