Goiaba de Carlópolis com certificação internacional

Goiaba de Carlópolis com certificação internacional

Produtores de goiaba de Carlópolis abriram as portas do mercado europeu para a fruta que é um dos produtos paranaenses que possuem o registro de Indicação Geográfica (IG). Desde março, a fruta passa a carregar o selo Global ‘G.A.P, uma certificação internacional que reconhece e atesta a segurança alimentar e sustentabilidade em produtos de origem agrícola.

O consultor do Sebrae – PR, Odemir Capello, conta que há pelo menos três anos a entidade atende e capacita os produtores com foco na comercialização da fruta para o mercado nacional e internacional. Enquanto o registro da IG foi conquistado pela Associação dos Olericultores e Fruticultores de Carlópolis (APC), o processo de certificação internacional passou pela criação de uma cooperativa e contou com o apoio da Prefeitura de Carlópolis e da Emater. O produto possui o registro IG, concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), desde 2016.

“Tentamos, inicialmente, fazer o processo via APC, mas não foi possível porque não é permitido a associações fazer a comercialização”, explica. Assim, foi necessário formalizar uma cooperativa de pequenos produtores, a Cooperativa Agroindustrial de Carlópolis (COAC). O trabalho começou no final de 2017 e, durante o ano passado, o grupo promoveu adequações nas propriedades e no chamado packing house, o barracão utilizado para a segregação, higienização e armazenamento das frutas.

O município de Carlópolis produz goiaba o ano todo graças ao sistema de poda total. O município é o maior produtor da fruta no Paraná e um dos maiores do Brasil. Segundo a Emater, cerca de 390 hectares são usados para o cultivo na área limitada pela indicação de procedência e o potencial de produção é de 23 mil toneladas por ano, em condições normais de clima.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.