Greca estimula citricultura do Vale da Ribeira

Greca estimula citricultura do Vale da Ribeira
Comemoração da safra de mimosa da agricultura familiar na praça Osório. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

(PREFEITURA DE CURITIBA)

Moda de viola, degustação de cafés e muita mimosa. No dia 3 o prefeito Rafael Greca esteve na Feira das Cooperativas da Praça Osório para comemorar a safra da mimosa, evento promovido pela Federação de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Paraná (Fecafes) em parceria com os municípios do Vale do Ribeira, na Região Metropolitana.

Mais de uma tonelada da fruta foi exposta nas bancas das cooperativas, com preço promocional de R$ 2 o quilo.

“Esta manhã marca o compromisso da cidade de Curitiba com comida boa, bonita e barata produzida nas cidades da Região Metropolitana. Viva a mimosa e viva Curitiba”, disse o prefeito ao lado das princesas e da Rainha da Laranja de 2022.

A safra da mimosa ocorre da segunda quinzena de abril até o fim de julho. A região do Vale do Ribeira conta com duas cooperativas, a Provale de Rio Branco do Sul, com 110 cooperados, e a Copavale de Cerro Azul, com 56 cooperados.

Em 2018, Greca lançou o selo de qualidade da Mimosa Poncã do Vale do Ribeira. Iniciativa do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metrópole), o selo valoriza a agricultura familiar regional junto ao mercado consumidor curitibano, apostando no padrão superior de identidade e na qualidade ofertada pelos produtores de quatro municípios do Vale do Ribeira, que integra a Grande Curitiba.

O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, reforçou a importância dos produtos provenientes das famílias da Região Metropolitana. “A agricultura familiar é responsável por 60% dos alimentos que consumimos. Nos momentos de crise nos traz resiliência alimentar, ajuda a minimizar os danos por efeitos climáticos e gera emprego e renda”, salientou Gusi.

O evento contou ainda com oficinas de receitas feitas pela professora do curso de gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Letícia Cassiano Katamiwa, e pela aluna do curso Cintia Malinoski. A apresentação artística ficou por conta do Duo Varandas e houve ainda degustação de cafés especiais da Cooperativa dos Produtores de Frutas, Olerícolas e Flores do Norte Pioneiro (Cofrunorpi).

Presenças

Participaram o vice-prefeito Eduardo Pimentel; o prefeito de Cerro Azul, Patrick Magari; os vereadores Pier Petruzziello, Nori Seto, Marcelo Fachinello e Tânia Guerreiro; os secretários municipais Leverci Silveira Filho (Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba), Carlos Eduardo Pijak Jr. (Esporte, Lazer e Juventude), Maria Silvia Bacila (Educação) e Cinthia Genguini (Comunicação Social); a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Maria Alice Erthal; o comandante da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Junior; o assessor de Articulações Políticas, Lucas Navarro de Souza; a presidente Federação de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Paraná, Aline Pasda; o presidente da Cooperativa dos Produtores Familiares do Vale, Alcemir José Portes; os administradores regionais Narciso Doro Júnior (Cajuru) e Rafaela Lupion (Matriz); os vereadores de Cerro Azul Wilson dos Reis e Antônio Mottim; o secretário de Agricultura de Cerro Azul, Luiz Paulus; a coordenadora regional do IDR-Paraná, Lais Adamuchio; o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Erli de Pádua; e o consultor do Sebrae/PR Ivan Silva Evangelista.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.