Grupo Boticário une forças para empoderar mulheres
Em seu 7º ciclo, o Empreendedoras da Beleza é um programa do Grupo Boticário que oferece capacitação profissional gratuita para mulheres em situação de vulnerabilidade social que buscam sua autonomia financeira por meio de novas oportunidades no mercado da beleza. Para o ano de 2024, a companhia convidou o Instituto KondZilla, organização sem fins lucrativos que realiza ações de impacto social nas favelas, para juntos transformar vidas por meio da beleza e, assim, colaborarem com o empoderamento feminino. Com inscrições abertas até 30 de novembro pelo site empreendedorasbeleza.com.br, o Empreendedoras da Beleza disponibilizará 100 mil vagas para mulheres de todo Brasil.
A parceria foi pensada para gerar identificação e proximidade com seu público-alvo: mulheres (cis e trans) em situação de vulnerabilidade social. O novo ciclo do projeto traz a criação de um beat musical e a produção de um filme conceito, que explora o tema do poder feminino e as oportunidades que surgem com sua atuação no setor de beleza. O set de filmagem se transformou em um ambiente de prática e desenvolvimento profissional, envolvendo jovens aprendizes das periferias da Zona Leste de São Paulo e da Baixada Santista, capacitados em produções audiovisuais pelo Instituto KondZilla, além de contar com ex-alunas do Empreendedoras da Beleza que demonstraram as habilidades adquiridas nos cursos de maquiagem e penteado. O filme está disponível nas redes sociais do Grupo Boticário e da KondZilla
Luis Meyer, Diretor de ESG do Grupo Boticário, ressalta que a principal meta do programa é ampliar o impacto positivo na sociedade, e a parceria com o Instituto KondZilla reforça esse objetivo, com o propósito de transformar realidades a partir da capacitação profissional. “O programa Empreendedoras da Beleza nos dá muito orgulho, pois é uma das alavancas de atuação do Grupo Boticário para o desenvolvimento social. Ele contribui para a redução da desigualdade social através do empreendedorismo e da capacitação profissional, alinhado com os nossos Compromisso para 2030.” enfatiza Meyer.
“A parceria entre Instituto KondZilla e o Grupo Boticário nasce a partir de objetivos comuns de impacto social com foco em economia criativa, empreendedorismo e inclusão produtiva. Em 2024 lançamos o CRIA, um curso com linguagem KondZilla oferecido a milhares de mulheres empreendedoras da beleza, com foco em planejamento pessoal e profissional, no uso de tecnologias, nas competências de criação e no aprimoramento da presença digital dessas mulheres que estão no corre”, explica João Vitor Caires, Diretor Executivo do Instituto KondZilla.
Novo ciclo e novas oportunidades
Ex-alunas formadas por edições anteriores do Empreendedoras da Beleza estrelam o filme conceito do programa, relatando como a capacitação profissional teve um impacto transformador em suas vidas. “O projeto me ajudou a expandir meus conhecimentos e, com isso, ampliar o meu negócio”, destaca Kárita Santos. Para Bianca Prado, o programa foi a realização de um sonho: “Participar do Empreendedoras da Beleza aumentou minha confiança e me deu a segurança necessária para trabalhar exclusivamente com maquiagem, além de usar as redes sociais para alcançar mais pessoas”, relata.
Divulgação Grupo Boticário
7° ciclo do programa seguirá com ênfase na trilha CRIA, idealizada pelo time de ESG do Grupo Boticário em parceria com o Instituto Kondzilla, com materiais e capacitação que permitem o desenvolvimento completo da identidade de marca, para fomentar a equidade e abrir caminhos para que mulheres assumam a liderança no empreendedorismo por meio da criação de conteúdo.
É possível mensurar o quanto o programa promove o impacto positivo na sociedade. Prova disso é que, segundo a pesquisa realizada em 2023 pelo DataCenso, 57% declararam que tiveram melhoria de renda a partir da aplicação dos conhecimentos dos cursos. Além disso, mais de 50% das mulheres participantes são negras (pretas e pardas). Com mais de 55 mil mulheres formadas em todo o Brasil, o programa continuará a oferecer os tradicionais cursos de beleza e empreendedorismo. Assim como na edição anterior, as participantes terão a possibilidade de optar por mais de uma formação. Além da trilha CRIA (Criação de conteúdo digital), o projeto inclui cursos como Desenvolvimento Pessoal, Empreendedorismo, Resgate Seu Orgulho (empoderamento feminino), Maquiagem e Pele, Vendas, Unhas, Alongamento de Unhas, Maquiagem Avançada e Penteados.