Grupo da 3ª. Idade de Nova Santa Rosa tem curso para incrementar a cultura alemã
(da Redação, com informes da Prefeitura de Nova Santa Rosa)
Nova Santa Rosa, assim como Rolândia, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, Maripá, Quatro Pontes, Capanema, Guarapuava, Rio Negro, Palmeira (Witmarsum), Missal, teve forte influência alemã em sua colonização. E orgulha-se de manter costumes germânicos, como festa do chope, danças, comida típica.
O Immer Lustig, grupo da 3ª. Idade de dança alemã, do distrito de Alto Santa Fé, é um projeto cultural do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, sendo um marco no município de Nova Santa Rosa pelas inúmeras apresentações e viagens realizadas, manifestando a cultura alemã e a alegria nas mais variadas regiões por onde passa.
E entre os dias 23 a 28 de agosto, suas integrantes participaram de um curso de dança. As aulas destinadas a cultura alemã reuniram grupos de danças folclóricas da região Oeste do Paraná. O curso foi ministrado de forma online pela Associação Cultural de Gramado – RS (ACG) no auditório da Prefeitura de Marechal Cândido Rondon.
O coordenador e coreógrafo do grupo, professor Darci Victor Kamphorst, explica que o curso trouxe novas danças do folclore germânico adaptadas para a terceira idade e também palestras sobre trajes típicos, exercícios posturais, além da troca de informações sobre pratos típicos e conhecimentos gerais sobre a cultura alemã.