Honório Serpa festeja 27 anos com a 2ª. Fest Serpa

Honório Serpa festeja 27 anos com a 2ª. Fest Serpa
FOTO – divulgação

O dia 16 de novembro marca a passagem do 27º aniversário de emancipação política e administrativa de Honório Serpa. Para festejar, a Prefeitura, com o apoio da Câmara, programou duas atrações: a 2ª. Fest Serpa e a etapa Iguaçu de Motocross. A Fest Serpa, 3 dias no Clube União, é um concurso de cantores e cantoras nas modalidades gospel e livre. São 3 categorias nas duas modalidades: infantil (até 12 anos), infanto-juvenil (13 a 16) e adulto (acima de 17 anos). Haverá troféus para os candidatos e os primeiros de cada categoria receberão premiações em dinheiro. No dia 14, etapa de gospel, haverá show gospel com a banda Opus Dei. No dia 15, eliminatória Livre, baile com a banda Detroit. No dia 16, a grande final das duas modalidades, show baile com Os Serranos.

Já a etapa de Motocross acontecerá nos dias 16 e 17, com início às 14 hs.

Prefeito, vice, vereadores

O prefeito atual é Luciano Dias, tendo como vice Pedrinho Moreira. São vereadores atuais: Arlei Bozzo Policarpo, Celso Luiz Cardoso, Claudio Ivan Nordt, Evandro Antonio Klein, José Valdemir do Amaral, Paulo Sérgio da Silva, Pedro Pagno, Rotilio Antunes de Chaves e Valdevino Oliveira Querino.

Produção, atrações

Honório Serpa planta 21.000 hectares de soja, 1.700 de milho, 1.600 de trigo, 650 de feijão. Como culturas permanentes, destacam-se a erva-mate e a laranja. Criações mais importantes são de galináceos, bovinos, suínos e ovinos. Produção de origem animal expressiva é o leite.

Uma obra que vai movimentar a cidade é a construção de uma hidrelétrica, autorizada recentemente pelo Governador Ratinho Junior.

O município tem belas paisagens emolduradas por  pinheiros e uma bela cachoeira, conhecida como Rio Covó.

História

Texto da Câmara Municipal

Desmembrado de Mangueirinha, o município de Honório Serpa tem sua origem na história da família Serpa, que chegou à região de Palmas por volta do ano 1896, fugindo do Rio Grande do Sul, palco da revolução Federalista. O patriarca, Diógenes Serpa, juntamente com a esposa, Dona Eufrásia, e os filhos, Ozório e Honório, percorreu o trajeto de Santa Maria até os campos de Palmas a pé, apenas com os pertences pessoais. Após atravessar o Rio Chopim, a família chegou à propriedade de Paulo de Siqueira, onde se estabeleceu.

Em 1914, Honório se casou com Maria Joaquina, filha adotiva de Siqueira, tornando-se assim capataz da fazenda. Em 1925 recebeu como herança dois mil alqueires da fazenda, fortalecendo-se econômica e politicamente com o apoio do sogro.

Simpático das causas do tenentismo, tinha em Luís Carlos Prestes seu líder. Percorreu a região à cavalo, fazendo campanhas políticas e trazendo no pescoço um lenço verde, que o identificava como simpático às causas de Prestes.

Da primeira povoação da localidade, nomeiam-se pioneiros, além da família Serpa, as famílias Bufon, Brito, José Madureira, Sebastião Eleutério, José Antônio Ozório, Helpídio dos Santos, Beto Madureira, Crescêncio Ferreira, Juventino Cordeiro, Noredin dos Santos.

Em 11 de agosto de 1964, pela Lei n.º 4.901, foi criado o distrito de Honório Serpa, denominação sugerida pelo então deputado estadual Arnaldo Busato. Pela Lei n.º 9.184, de 8 de agosto de 1990, foi criado o município, com território desmembrado de Mangueirinha, sendo instalado em 1º de janeiro de 1993.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.