I Paraná Day, para atrair negócios de Londrina e Paraná com outros países
(PREFEITURA DE LONDRINA)
Com a presença de cônsules de vários países e autoridades do governo do Estado, foi realizado o primeiro Paraná Day, no mesmo dia de abertura da Expo Londrina 2023. A ação da Prefeitura de Londrina foi organizada pelo Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), em parceria com a Invest Paraná.
O Paraná Day nasceu com o objetivo de apresentar o potencial de Londrina e do Estado, propondo meios e ações para atrair oportunidades de negócios de outros países. O evento despertou o interesse do governo do Estado, que participou com a presença do diretor de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná, Rogério Chaves.
No Paraná Day, Chaves apresentou um vídeo com dados e destacou pontos relevantes do Estado. “O turismo é a chave para trazer grandes investimentos e gera impacto econômico. A cada 1 dólar investido em turismo, têm-se o retorno de 2,75 dólares. O Estado quer tornar visível o que o Paraná tem de melhor”, detalhou.
O prefeito Marcelo Belinati destacou o potencial da cidade e a empatia que visitantes estrangeiros acabam tendo depois de passarem alguns dias no município. “Não tem quem não venha pra cá e não saia apaixonado por Londrina. Uma cidade com potencialidades como poucas outras do Brasil. Tem tudo o que uma grande cidade oferece, com a qualidade de vida das cidades pequenas”, destacou.
A data escolhida pelo Município para realizar o evento inédito foi proposital, no mesmo dia de abertura da ExpoLondrina 2023. A Feira Agropecuária e Industrial é maior atração da cidade, um dos maiores e principais eventos de agronegócio do país. Com a presença dos cônsules da Alemanha, Espanha e Itália e do prefeito de Toledo, cidade do estado de Ohio (EUA), o Paraná Day passa a ter uma exposição mundial através da divulgação feita pelos participantes, levando também a marca ExpoLondrina para outros países e continentes. “Esse evento se firma como mais um marco nas relações internacionais de Londrina, em estreitar laços econômicos e culturais e educacionais”, pontuou o presidente da Codel, Alex Canziani.
Canziani lembrou que, em 2024, Londrina completará 90 anos, e propôs uma edição especial. “Ano que vem, para comemorar os 90 anos da cidade, sugiro reunir todas as cidades coirmãs de Londrina para estarem aqui, e que todos possam fazer esse relacionamento cultural e comercial”, indicou.
Em sua apresentação, o presidente do Instituto exibiu o histórico de Londrina, suas potencialidades, prêmios conquistados e reconhecimentos que tornam hoje, Londrina uma das cidades mais bem posicionadas no país, sendo a mais transparente e a nona em sustentabilidade. A ideia é que as próximas edições do Paraná Day sejam sempre na semana da ExpoLondrina. “Queremos que esses convidados conheçam a Exposição, sintam a sua força e levem toda a nossa atração para outras partes do mundo”, concluiu.
Dentre as autoridades internacionais presentes, o prefeito de Toledo, nos Estados Unidos, Wade Kapszukiewicz, afirmou, em português, que está feliz com a hospitalidade dos londrinenses e que todos estão convidados a irem visitar a cidade que ele administra.
Ainda participaram da cerimônia, o cônsul Honorário da Alemanha em Rolândia, Adrian von Treuenfels; a cônsul-geral da Alemanha em São Paulo, Martina Hackelberg; cônsul honorário da Espanha, Fernando Kireff; cônsul honorário da Itália, Bruno Veroneze; o presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Marcelo El Kadre; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Ângelo Pamplona; presidente da Associação de Intercâmbio Londrina Nishinomiya, Luiz Hiroshi Omoto.
O Paraná Day contou ainda com a presença da gerente de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Bruna Radaelli; procurador e tesoureiro da Toledo Sister Cities International, Joe Walsh; vice-presidente de Desenvolvimento Internacional da RGP Northwest Ohio, Paul Zito; vice-presidente do Thread Marketing Group, James Rush; presidente do Sindimetal, Marcos Giménez; presidente do Fórum Desenvolve Londrina e CEO da Folha de Londrina, Nicolás Mejía; além de representantes do Sinduscon, Sebrae, AgroValley, Governança de Turismo e da Câmara de Vereadores.