ILS será instalado em dezembro no aeroporto de Londrina, garante ministro

(PREFEITURA DE LONDRINA)
O ministro da Defesa, José Múcio, garantiu nesta quarta-feira (7) que o ILS (equipamento que auxilia pousos e decolagens) será instalado no Aeroporto de Londrina Governador José Richa, em dezembro deste ano. O anúncio ocorreu durante reunião com o prefeito de Londrina, Tiago Amaral, e os deputados federais Luísa Canziani e Filipe Barros. A solenidade, com voo inaugural operado pelo ILS, ficou pré-agendada para o dia 10 de dezembro, quando Londrina completa 91 anos.
O ministro informou que foi feita determinação para que a aquisição do equipamento seja incluída no orçamento do Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Além disso, a concessionária que administra o aeroporto de Londrina, a CCR Aeroportos, também foi informada da necessidade de antecipar as obras para receber o equipamento ainda neste ano. O ILS vai cumprir os requisitos da Associação Brasileira de Aeronáutica e é uma demanda antiga de toda a Região Norte do Paraná.
“Depois de muitos anos, depois de muito a cidade pleitear o equipamento, de muitas reclamações e de muitas pessoas ficarem desacreditadas, estamos aqui com o ministro José Múcio, para anunciar que teremos o ILS ainda neste ano. É o resultado de um trabalho de articulação muito forte e da união dos agentes políticos e da sociedade civil organizada para que conseguíssemos viabilizar o equipamento”, salientou o prefeito Tiago Amaral.
“Estamos muito felizes que finalmente o aeroporto de Londrina terá o ILS, uma demanda muito antiga de toda a região. É o resultado da união de esforços entre agentes políticos e sociedade civil, que trabalhou intensamente por esse resultado. Será um grande avanço, que vai atrair mais investimentos, movimentando toda a região”, disse a deputada Luísa Canziani.
O deputado Filipe Barros disse que, logo que assumiu a presidência da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara, acionou o Ministério da Defesa e a Aeronáutica para tentar resolver o impasse do ILS. “Hoje as lideranças de Londrina demonstraram sua união e a cidade deu um passo importantíssimo para instalar o equipamento ainda em 2025”, comentou o deputado Filipe Barros.
A concessionária que administra o Aeroporto de Londrina informa que já efetuou todos os investimentos referentes à infraestrutura para recebimento do ILS e está realizando todas as tratativas pertinentes com o DECEA, órgão responsável pela implementação do equipamento.