Imbituva, Capital das Malhas, festeja o 153º aniversário
(da Redação)
Dia 3 de maio está chegando, e, com ele, a data comemorativa dos 153 anos de emancipação política e administrativa de Imbituva. Conhecida como a “Capital das Malhas” do Paraná, mas também por suas indústrias de calçados, cerealistas e madeireiras, a tradicional localidade vai desfrutar de uma extensa programação, elaborada pela Prefeitura. No dia 1, às 18 hs, teremos a presença do Padre Antonio Maria, no dia 2 show nacional com Bruno & Marrone, no dia 3, banda Interprise, no dia 4 show infantil às 16 hs e Manutti a partir das 23 hs.
Durante todos os dias haverá Praça de Alimentação e parque infantil.
Imbituva foi desmembrada de Ponta Grossa, tem uma área territorial de 761 km2, é sede de Comarca e está a 858 metros de altitude.
O parque industrial tem empresas que se destacam, como a Kadesh (sapatos, botas, luvas), as indústrias de madeiras (compensados, laminados), mais de 30 malharias.
Na agricultura, destaques para a soja (30.500 alqueires), 7.900 de milho, 5.800 de feijão, 3.726 de fumo, 3.200 de trigo, 1.800 de aveia, além de outras culturas como pêssego, uva, erva-mate. É excepcional a produção de leite e muito boa a de ovos de galinha.
Malhas, tricôs
Um dos maiores eventos têxteis do Paraná é realizado anualmente em Imbituva. Trata-se do Festival de Malhas, com 38 anos de tradição (neste ano, de 23 de maio a 23 de junho acontecerá a 38ª. edição). Visitantes de diversas regiões do Brasil, grande parte comerciantes, chegam à cidade. Neste ano, estarão à disposição cerca de 60 mil peças (entre malhas e tricôs) para o Outono/Inverno aos homens, mulheres e crianças (blusas, saias, agasalhos, vestidos, mantas). A preço de custo de fábrica.