Inaugurada a primeira peça do Jardim de Esculturas da Sociedade Garibaldi
(da Redação)
Aconteceu no dia 30 a inauguração da primeira peça do Jardim de Esculturas do Palácio Garibaldi, em Curitiba. O evento, da Associação Giuseppe Garibaldi, marca a entrega do primeiro monumento que vai compor o jardim.
Trata-se de uma escultura de Giuseppe Garibaldi montado em seu cavalo, produzida em tamanho real pelo artista Carlos Henrique Tullio. Peça única, vai ocupar lugar de destaque na área externa do histórico – e muito bonito – prédio localizado no Largo da Ordem, em Curitiba.
O Jardim de Esculturas conta com o apoio de empresas privadas e de associados e tem por objetivo criar um novo atrativo cultural e turístico no Centro Histórico de Curitiba.
Sociedade Garibaldi
A Sociedade Garibaldi foi fundada em 1883 e nasceu da ideia de reunir os imigrantes italianos em Curitiba, sob o mesmo ideal que levou Giuseppe Garibaldi a lutar pela unificação da Itália e pela Revolução Farroupilha no Brasil. A Sede da Sociedade Garibaldi, na Praça Garibaldi em Curitiba, foi projetada por Ernesto Guaita, engenheiro e agente consular da Itália, natural de Turim, radicado em Curitiba.
Iniciada em 1887, a construção do Palácio Giuseppe Garibaldi foi concluída em 1904. Já a fachada de estilo neoclássico só ficou pronta em 1932, uma obra do arquiteto João de Mio, o mesmo arquiteto da Igreja de São Pedro.