Instituto Nacional do Mar, para a pesquisa oceanográfica do Brasil
(da Redação)
Em publicação feita no Diário Oficial da União na semana passada, o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Cesar Pontes @astropontes, anunciou o Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) como o vencedor do Edital Chamamento Público para a seleção da entidade a ser qualificada como Organização Social responsável por apoiar, difundir e integrar a pesquisa oceanográfica brasileira, através da constituição do Instituto Nacional do Mar (INMAR).
A proposta do INPO para constituir o INMAR está apoiada na capacidade técnica de um quadro científico formado por 85 pesquisadores de 12 diferentes áreas e uma Rede de Pesquisa Inovação e Infraestrutura (RPII), que reúne 24 universidades, nove Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), programas de pesquisa, sociedades técnico-científicas e empresas privadas.
Para se compreender o tamanho deste desafio e sua importância para o desenvolvimento técnico-científico da Oceanografia brasileira, o projeto “Oceano ao Vivo – A Live da AOCEANO”, terá a presença do Engenheiro Segen Farid Estefen, Diretor-Geral do INPO. A transmissão será nesta quinta-feira, 7 de abril, a partir das 20h, no canal da AOCEANO no YouTube.
Segen estará acompanhado do Oceanógrafo Carlos Leandro da Silva Junior. Ele é sócio fundador do INPO e membro do Conselho Administrativo da AOCEANO, que será representado na conversa por seu presidente, o Oceanógrafo Fernando Luiz Diehl. A live será mediada pelo Oceanógrafo Marcelo Sperle Dias, vice-presidente da Seção Regional AOCEANO-RJ e articulador deste debate.
Não perca, quinta-feira, 7 de outubro, às 20h, no Canal da AOCEANO no YouTube .