Itaúna do Sul, aos 58 anos, com novo comandante

Itaúna do Sul, que viveu um episódio incomum recentemente, que foi a renúncia por motivos pessoais do prefeito Evandro Marcelo da Silva, tem em Francisco Inocêncio Leite Neto (Chico Leite) o novo mandatário. Com novo comandante, o município chega aos 58 anos de emancipação no dia 19 de novembro, desmembrado de Nova Londrina, pela lei estadual 4338, de 1961.

Conforme o Ipardes, suas terras produzem cana-de-açúcar em 2.714 hectares, mandioca em 546, milho em 110, soja em 108, café em 40. As criações mais expressivas são de galináceos, bovinos e suínos. Produtos de origem animal mais importantes: leite (grande produção), casulos do bicho da seda e ovos de galinha.

A cidade abriga uma importante fecularia, a 3 Fronteiras (polvilho, amidos, féculas, de mandioca). E, também, um aeródromo privado, que pertence à Fecularia Lopes, sediada em Nova Londrina.

História

Texto da Prefeitura

A cidade nasceu em maio de 1951, quando foi cravado o primeiro marco na mata virgem, significando a presença da civilização.  A fertilidade do solo, o esquema de subdivisão agrária em pequenos lotes, a excelência do clima, o vigor e a eficiência dos pioneiros, contribuiram para a rápida formação do núcleo urbano. O nome de origem tupi-guarani significa “pedra dura”. 

Parque das Castanheiras

Além da ampla Praça das Bandeiras, no centro da cidade, Itaúna do Sul oferece aos visitantes o Parque das Castanhieiras, com trilhas para caminhadas, quiosques com churrasqueiras, pista de velocross, campo de futebol, quadra poliesportiva, cancha de bocha, pista de Laço Comprido, quadra de vôlei de areia, academia ao ar livre e bosque . Há poucos dias, a Prefeitura implementou diversas obras de reforma no local. Inclusive para receber nos dias 7, 8 e 9 de novembro mais uma edição da Expoitauna, que teve atrações como a banda Cowboys do Asfalto, dupla Rio Negro e Solimões, Rickly e Gleicy, Maick e Lyan.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.