Ivatuba, uma cidade especial, comemora 68 anos de vida

Conforme a  Rede de Turismo Regional (RETUR), Ivatuba é uma cidade especial. Tem excelente índice de avaliação de ensino público do MEC, é modelo nacional em tecnologia agrícola (microbacias), sedia o campus do Instituto Adventista Paranaense (ensino médio, fundamental, graduação e pós-graduação, sistemas de internato e aberto), orgulha-se da sua Orquestra de Sinos (formada pelo Instituto Adventista). Tem a bela igreja matriz de Nossa Senhora do Rocio (Arquidiocese de Maringá). Tem o Centro Cultural, irradiador de cultura. Tem os condomínios em forma de chácara às margens do rio Ivaí com casas de bom padrão.

Mas tem muito mais: todas as ruas asfaltadas, proximidade com o rio Ivaí para pescas e esportes náuticos, belas paisagens rurais.

Pois essa cidade especial comemora 58 anos de emancipação no dia 18 de novembro, graças à lei estadual de 18 de novembro de 1961, desmembrando-se de Maringá.

Aliás, festejou antes, com a realização da 4ª. November Fest nos dias 9 e 10 de novembro, com feira do produtor, parque de diversões, praça de alimentação. Teve apresentações de Tiago Fogaça e do DJ Diogo Andrade no dia 9 e de Inimigos do Ritmo dias 10 e 11. Houve ainda torneio de torcidas, torneio de pênaltis e show de prêmios.

História

Texto da Prefeitura

Os ivatubenses costumam dizer que o significado do nome de sua cidade é “Flor menina do Ivaí”, certamente pela proximidade com o Rio Ivaí. Em síntese o nome Ivatuba, conforme registro de historiadores, provém do fato dos primeiros desbravadores descobrirem junto ao Rio Ivaí, terras com plantas frutíferas e muitas flores.
Os primeiros desbravadores, que aportaram na região em abril de 1948, efetuaram a abertura de uma “picada” na Água Paiçandu e iniciaram a formação de uma lavoura de café. A colonização deu-se a partir da iniciativa de Primo Francisco Mazzucco e Estevão Grasso, que adquiriram gleba de terras da empresa Pareja & Cia Ltda. Após a constituição da firma Grasso & Mazzucco Ltda., o patrimônio já estava formado, com traçado urbano e promissora venda de lotes urbanos e rurais.
Os primeiros moradores do povoado foram Santo Presa e Leonildo Coral, vindos em 19 de agosto de 1949, de Santa Catarina. São pioneiros no comércio o Sr. Aurélio Semprebom e José Bendo.

Produção

Com uma área territorial pequena (94,931 km 2), Ivatuba, conforme o Ipardes, produz milho em 8.107 hectares, soja em 8.300, além de outras culturas temporárias. Na criação, os destaques são frangos e suínos.

Prefeito, vice, vereadores

O prefeito atual chama-se Robson Ramos e o vice Sérgio Santi. São vereadores da atual Legislatura: Antoninho Maria Pelissari, Paulo Rafael Dante, Devanir Molina, Hercílio Amboni Junior, Airton Pereira Loiola, Isaac Miranda, Rosangela Cordeiro Mori, Roberto Augusto Governo e Renan Marcos Celestino Dandolini.

Obras

A Prefeitura está entregando aos munícipes importantes obras: a nova escola municipal Afrânio Peixoto, ampla e moderna, com quadra poliesportiva e campo suíço; quadra de areia; pavimentação asfáltica e uma bela Pista de Caminhada, com 2 quilômetros de extensão.

Encontro dos Ivaitubenses

No dia 15 de maio aconteceu em Ivatuba o I Encontro dos Ivaitubenses. Moradores atuais e ex-residentes  reviveram antigas amizades e histórias.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.