Jaguariaíva, com muitas atrações naturais, procura evitar acidentes com turistas
(da Redação, com informes da Prefeitura de Jaguariaíva)
Jaguariaíva tem muitas atrações turísticas e históricas. A natureza exuberante atrai gente de todo o país que vem em busca principalmente das muitas formações rochosas. O destaque é o Parque Estadual do Vale do Codó, onde estão o Lago Azul, a cachoeira Véu da Noiva e a cachoeira Andorinhas.
O Governo do Estado, porém, preocupado com o que aconteceu em Capitólio, MG, com a queda de pedras matando pessoas, mandou técnicos ao município para vistoriarem os locais. Estavam na cidade os geólogos Oscar Salazar e Gil Francisco Piekarz, da Diretoria do Patrimônio Natural do IAT, o geógrafo e arqueólogo Almir Pontes Filho e o geógrafo Rafael Balestieri, da Coordenação do Patrimônio Cultural do Estado.
O encontro aconteceu na sede da secretaria de Turismo e Meio Ambiente – SETMA, onde foram recepcionados pelo Engenheiro Florestal, Thiago Pomkerner, e a diretora de Meio Ambiente, Adriana Weiguert.
A prefeitura de Jaguariaíva já havia protocolado um pedido similar de vistoria em 21 de janeiro de 2022, onde a prefeita Alcione Lemos e a secretária de Turismo e Meio Ambiente, Sandra Negrini, demonstraram a preocupação da administração municipal quanto a possibilidade de acidentes na região. A preocupação se deve ao fato de Jaguariaíva possuir muitas áreas naturais frequentadas pela população e visitantes, sendo que a vistoria dos Parques Estaduais como o Vale do Codó e o do Cerrado são de responsabilidade do Estado.
Ao final da vistoria, os técnicos ressaltaram a beleza dos locais visitados,e concluíram de maneira geral que essas áreas não possuem risco elevado de deslocamento de rochas ou blocos de arenito, mas que são áreas bastante perigosas para visitação devido ao risco de quedas altas.
Durante a reunião os técnicos se surpreenderam pela iniciativa do município, ressaltando a importância da correta visão sobre os procedimentos, visando a segurança de todos, bem como também quanto as medidas que o município tem adotado na organização do turismo sustentável, seguro e responsável, em especial o de aventura, inclusive com lei municipal que prevê o cadastramento das agencias de turismo e o uso obrigatório de itens de segurança e treinamento dos operadores.