Joaquim Távora: 90 anos de História

Em 2013 o fogo destruiu a velha estação ferroviária de Joaquim Távora (hoje, uma nova e bem mais bonita está no local). As labaredas deram fim ao local que imprimiu desenvolvimento ao município e ao Norte Pioneiro. Conta a História que, antes de sua fundação, Joaquim Távora era conhecido pela denominação de Fazenda do Jaboticabal da Barra Grande. A povoação teve seu progresso rapidamente desenvolvido graças à passagem dos trilhos da Estrada de Ferro da Rede Viação Paraná-Santa Catarina, que ocorreu em 1923. A estação, de madeira, chamava-se Affonso Camargo. Com ela, estimularam-se as atividades da cultura do café, graças à fertilidade das terras vermelhas.

Anos depois, através da Lei n° 2.645, de 10 de Abril de 1929, o município foi instalado oficialmente em 21 de Setembro do mesmo ano, desmembrado de Santo Antônio da Platina.

Então, no dia 21 de setembro, os tavorenses comemoram 90 anos de emancipação. A grande festa popular, porém, vai acontecer entre os dias 6 a 10 de novembro, com a realização do 28º Rodeio Tavarense, com grandes shows nacionais no Centro de Eventos Marco Antonio de Andrade Vieira. Tanto a Rainha da festa (Maria Eduarda Acosta Bernardini), como a Princesa (Jaqueline Oliveira Sanguini) e a Miss Simpatia (Rafaela Batista do Nascimento) já fazem propaganda do evento, com suas belezas e simpatias.

História

Joaquim Távora, assim como Quatiguá e Carlópolis, serviram de cenário para episódios da Revolução de 30, registrando-se ali violentos combates entre legalistas e revolucionários.

Santuário

Encontra-se em construção no Morro do Santíssimo, próximo ao centro urbano, o santuário Santíssimo Nome de Jesus. A Igreja Matriz, católica, é a de São Sebastião e está ligada a Diocese de Jacarezinho.

Atrações

Joaquim Távora encanta com suas belas paisagens rurais e os morros. Na Serra da Figueira, moradores e principalmente visitantes chegam para acampar, praticar trekking ou escalada e observar uma incrível paisagem. Passa por ali a linha imaginária do Trópico de Capricórnio.

Outra vista espetacular é proporcionada pelo local onde está a antiga fazenda Eleodora.  Já no Morro Chato está uma das mais modernas fazendas do Paraná, a Fazenda da Capela, pertencente ao Morro Chato Agropecuária. São 3.650 hectares com o que há de mais moderno (silos, armazéns, fábrica de ração, para a agricultura, pecuária e produção de leite.

Bem próxima da cidade (46 km) está a Usina de Xavantes, com reservatório de 400 km2. Ela impressiona com a barragem a 3 mil metros abaixo da foz do rio Itararé, permitindo o armazenamento de 9,4 bilhões de m3 de água.

Produção

As atividades comerciais, industriais e de prestação de serviços estão sob a representatividade da Acejota – Associação Comercial e Empresarial de Joaquim Távora – que neste ano comemora 26 anos.

Conforme dados atuais do Ipardes, o município tem 3.600 hectares plantados com milho, 2.500 com soja, 1.000 com trigo, 700 com café, sobressaindo-se ainda nas criações de frangos (2.201.830 cabeças), suínos (6.314)e bovinos (41.050). Produção de leite e de mel de abelha tem destaque.

No parque industrial, sobressai a presença da empresa Frangos Pioneiro, com 3 unidades (Indústria de frangos, rações e Maná Alimentos). O frigorífico existe desde 1983, sendo o grande gerador de empregos e renda na cidade, com vendas em todo o país e exportações para o Japão, Oriente Médio e África.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.