Joaquim Távora comemora os 94 anos de emancipação
(da Redação)
Joaquim Távora está comemorando 94 anos de emancipação. No dia 23 de setembro aconteceu o grande desfile cívico e de 14 a 19 de outubro teremos o 32º Rodeio Tavorense O Gigante do Paraná, com 100 mil reais em premiações. Já no Centro de Eventos Marco
Antonio de Andrade Vieira vai haver shows e até um baile. No dia 14 apresentam-se Murilo Huff mais Henrique & Moretto, no dia 15 Hugo & Guilherme, no dia 16 Wesley Safadão, no dia 17 o baile do Nego Véio 2 (Alexandre Pires) e no dia 18 Eduardo Costa mais Léo & Raphael.
100 anos da estação ferroviária
No dia 7 de setembro ocorreu a solenidade em comemoração aos 100 anos da Estação Ferroviária Afonso Camargo, com fanfarras da rede municipal de ensino, descerramento da placa, discursos, apresentação da peça teatral Nos Trilhos da Imaginação.
Inaugurada em 07 de setembro de 1923, a estação se chamava Afonso Camargo, o mesmo nome da pequena vila de sertanejos que viria a se tornar Joaquim Távora.
Tombada pelo Patrimônio Cultural do Paraná, desde 2.000, a edificação de madeira foi destruída po um incêndio em 2013. O espaço foi reconstruído para abrigar o Museu Memorial Tavorense, com acervo disponibilizado pela população local, e a divisão de cultura do município.
A linha férrea do Paranapanema foi rota de passageiros e trens de carga, ligava as cidades de Jaguariaíva e Marquês dos Reis, passando por Joaquim Távora, indo ao encontro da estrada de ferro São Paulo-Paraná. A rota caiu em desuso depois da abertura da linha Apucarana-Uvaranas, de 1975.