Kiwi é plantado em 422 hectares no Paraná
(da Redação)
Conforme dados estatísticos do Censo Agropecuário, do IBGE, o Paraná aparece como detentor do maior Valor Bruto de Produção – VBP – da cultura de kiwi no país.
A pesquisa apontou que a fruta foi cultivada no Estado em 422 hectares de 296 estabelecimentos rurais e resultou em 5,6 mil toneladas. O VBP gerado atingiu R$ 12,9 milhões, dos quais o Paraná foi responsável por 49,6%. O Estado é seguido por Rio Grande do Sul, com 33,6%; e Santa Catarina, com 16,2%.
Os destaques ficam para os municípios de Antonio Olinto, que detém 20,4% da produção, seguido de Araucária com 18,2% e Mallet, com 17%. Além deles, outros 25 municípios produzem a fruta comercialmente.
Nas unidades da Ceasa no Paraná foram comercializadas, no ano passado, 901,4 toneladas, vindas principalmente da Itália (23,6%), Paraná (17%) e Argentina (16%). A movimentação de recursos chegou a R$ 11,8 milhões.
Kiwi amarelo
Recentemente é possível encontrar nas feiras e mercados um kiwi de polpa amarela que é, inclusive, mais doce do que o de polpa verde. A produção desse novo kiwi estabeleceu-se na China nos últimos 40 anos e só recentemente se tornou disponível para outros países. A chegada dessa nova variedade tem agradado os consumidores.