Klabin cuida da flora e da fauna com a RPPN Fazenda Monte Alegre

Klabin cuida da flora e da fauna com a RPPN Fazenda Monte Alegre
Foto – DIVULGAÇÃO (Klabin)

(da Redação)

Uma das maiores Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPN – está localizada em Telêmaco Borba e pertence à Klabin. Trata-se da RPPN Fazenda Monte Alegre, com uma área de 3.852,30 hectares.

Unidade de conservação estadual, foi criada em 1998 pelo Instituto Ambiental do Paraná, estando em média a 875 metros acima do nível do mar.

A empresa é responsável pela vigilância e o monitoramento da RPPN, visando à proteção da fauna e da flora contra caça, pesca e extração da vegetação. Possui equipe de funcionários especializados e tecnologia e equipamentos para monitorar e combater incêndios.

Além da conservação da biodiversidade, na área são desenvolvidas pesquisas científicas, ações de proteção dos recursos hídricos, fornecimento de sementes de espécies florestais para a restauração de áreas degradadas, além da proteção de eventuais sítios arqueológicos e culturais.

Flora e fauna e a Humanidade têm muito a agradecer por esses cuidados.

Ainda em fase de aprovação pelas autoridades ambientais, a Klabin conta com uma terceira área a ser reconhecida como RPPN, a Samuel Klabin, localizada no município de Imbaú.

Atualmente, a Companhia conta com 718 mil hectares de florestas, sendo 42% de áreas destinadas à conversação e à manutenção da biodiversidade.

O compromisso com a pauta foi tornado público por meio dos KODS – Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável –, que norteiam a Agenda Klabin 2030 para o desenvolvimento sustentável, alinhados à agenda da ONU – com cinco metas específicas de conservação da biodiversidade determinadas para serem alcançadas nos próximos sete anos.

As metas envolvem recuperação de áreas degradadas, estudos de conservação da natureza, reintrodução de espécies extintas ou ameaçadas e cuidados com gerais com a fauna.

RPPN no Paraná

O Governo do Paraná, por meio do Instituto Água e Terra (IAT), reconheceu há algum tempo mais uma área de proteção ambiental dentro da categoria de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) estadual. A propriedade de mais de 100 hectares (ha) localizada em Rancho Alegre, no Norte do Estado, foi declarada como RPPN pela Portaria IAT nº 028/2022.

Com isso, o Paraná soma 316 RPPNs (entre municipais, estaduais e federais), inseridas em 110 municípios, que preservam, juntas, mais de 55 mil hectares de área.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.