Klabin entrega em 2023 a segunda Máquina de Papel do Projeto Puma II para produzir o Eukaliner
Até meados de 2023 a Klabin deve inaugurar a segunda máquina de papel do Projeto Puma II em Ortigueira. Ela tem capacidade de 460 mil toneladas anuais. Trata-se de uma máquina de papel-cartão moderna e sofisticada, que aumentará produção e garantirá o atendimento da crescente demanda do mercado de papéis para embalagens. Irá consolidar a Klabin como produtora global de cartões para alimentos líquidos (leites e sucos) e industrializados, dando sequência aos planos contínuos de crescimento e expansão da Companhia.
A primeira máquina (MP 27), com capacidade de 450 mil toneladas, foi entregue em 2021.
O projeto fez da Klabin a primeira empresa do mundo a produzir o papel Eukaliner, do qual já possui a patente. Junto ao Eukaliner White, os papéis exigem menos gasto energético para serem produzidos e possuem resultados até 20% superiores que os atuais produtos do mercado.
Serão gerados 1,5 mil empregos diretos e indiretos após o início da operação das duas fases.
Na primeira fase das obras foram gerados mais de 21 mil empregos diretos e indiretos. Com isso, estima-se que nos dois anos iniciais do Puma II tenham sido injetados R$ 198 milhões na massa salarial dos municípios da região.