Lapa natalina e preparando o futuro com a nova Sala do Empreendedor
(da Redação, com texto da Prefeitura da Lapa)
A Lapa sempre é um belo passeio, por conta da beleza da cidade turística, da sua História, dos edifícios históricos, dos símbolos vivos do episódio do Cerco da Lapa, da gastronomia. No momento atual, a Lapa aparece ainda mais bonita, com todas as luzes e cores do Natal se espalhando por suas ruas e monumentos.
Mas a História continua e a Lapa – e os lapeanos – querem um município cada vez mais pujante, gerando empregos e renda. Por isso, no dia 29 de novembro aconteceu a inauguração da Sala do Empreendedor, um espaço novo, totalmente remodelado, moderno e aconchegante para bem atender aos microempreendedores.
A Sala do Empreendedor da Lapa também é destaque, e recebeu o Prêmio de Referência em Atendimento Sebrae/PR 2022, premiação que reconhece o desempenho no atendimento aos empreendedores e empresários, promovendo a sustentabilidade e competitividade dos pequenos negócios.
E são vários os serviços prestados pela Sala, destaca a microempreendedora individual, Paula Cristina: “Através dela (Sala do Empreendedor) a gente consegue trabalhar na formalidade, a gente tira alvará e tem a documentação toda certinha e regularizada. A gente paga o MEI por mês e tem direito a todos os benefícios caso precise”
Fundo de Aval
No evento, o Prefeito Diego Ribas assinou o termo do Fundo de Aval, onde a Prefeitura da Lapa, através da Secretaria de Fazenda, está aplicando a importância de R$ 500 mil reais, que gera um aporte de 5 milhões, a título de fundo de aval para microempreendedores individuais (MEIs), pequenos e médios empresários, e de forma inédita, atenderá também aos produtores rurais do município.
“Com o fundo de Aval da Lapa, as Microempresas (ME) e as Empresas de Pequeno Porte (EPP) – passam a ter um empréstimo de até 75 mil reais. Os Produtores Rurais passam a ter um empréstimo de até 100 mil reais e os Microempreendedores Individuais (Meis) juntamente aos Produtores da Agricultura Familiar, passam a ter a garantia de aval de até 30 mil reais”, explica a Coordenadora da Agência do Trabalhador, Antonia Carneiro.
Já a Secretária de Fazenda, Guina Leke, lembra da importância do fundo para a cidade e para o crescimento da economia: “A Prefeitura será avalista para os MEIs, empresas de pequeno porte, para a Agricultura Familiar e produtores rurais, e assim fomentamos a economia local, as empresas crescem e permitimos assim que esses empreendedores realizem os seus sonhos!”
O Fundo de Aval é uma parceria da Prefeitura com o Sebrae e as Cooperativas de Crédito da Lapa.
Fizeram-se presentes no evento, o Procurador Geral do Município, Secretários Municipais, Diretores de Departamentos, os Vereadores Wilmar Fávaro Purga e Marco Bortoletto, representantes do Sebrae, representantes de Cooperativas de Crédito, empresários e produtores rurais.