Laranjeiras do Sul já foi capital de território
Foram apenas 5 anos, mas Laranjeiras do Sul era a capital do Território Federal do Iguaçu. Estabelecido no período histórico conhecido como Estado Novo no dia 13 de setembro de 1943, foi extinto no dia 18 de setembro de 1948. A cidade procura imortalizar esse período áureo, mantendo a Casa da Memória e Cultura Território Federal do Iguaçu, com muitas fotos da época e móveis (de imbuia maciça) que pertenceram a 2 secretários gerais do território, Raul Gomes Pereira e Jorge Silva e Souza. Também estão lá quadros, objetos, um piano.
Na época em que foi implantado o território do Iguaçu, foram criados também outros 4 territórios pelo país, os de Ponta Porã, Amapá, Rio Branco e Guaporé. Todos eram administrados diretamente pelo governo federal, marcando o caráter centralizador do autoritário regime do Estado Novo. O do Iguaçu abrangia terras do Oeste e Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina, totalizando 65.854 km2 sendo 51.452 km 2 paranaenses e 14.402 km2 catarinenses.
A História nos conta que a região do Iguaçu era extremamente pobre, sem recursos, sem energia elétrica, sem estradas, sem saneamento básico, sem atendimento à saúde pública, precárias condições de Educação. Em 5 anos de território iguaçuano, houve melhoras, como mais médicos , construção de 4 postos de saúde, de um hospital com gerador tocado a lenha, distribuição de sementes aos agricultores, construção de escolas.