Laranjeiras do Sul, que já foi capital de Território, chega aos 78 anos

(da Redação)
Laranjeiras do Sul vai comemorar 78 anos de emancipação no dia 29 de novembro. E que história para contar! A cidade já foi capital, sede do Território Federal do Iguaçu, que teve curta duração: 3 anos. O Território foi criado em 1943 e extinto em 1946.
Um passeio bem interessante em Laranjeiras é a Casa da Memória e Cultura, que mostra objetos e móveis de fundadores da cidade e de autoridades do ex-Território.
A “nova” História laranjeirense, da criação do município, começa exatamente em 1946, quando aconteceu a emancipação de Guarapuava. Hoje a área territorial, que já foi de 7.610 km2, é de 678 km2. A cidade está a 840 metros de altitude e é sede de Comarca. Conforme dados do Ipardes, planta-se ali 22.300 hectares de soja, 6.900 de trigo, 2.700 de milho, 2.330 de feijão, além de aveia, fumo, laranja. A produção leiteira é das maiores do Estado, sendo importantes também as de ovos de galinha e mel de abelhas.
Um grande empreendimento
Laranjeiras do Sul está ganhando um grande empreendimento. A empresa Agro Laranjeiras implanta uma unidade para produção de leitoas para reposição e outra para produzir um milhão de leitões por ano. O local, em Nova Colônia, com 142 alqueires, terá ainda uma fábrica de ração, com capacidade para 45 mil quilos por hora em trabalho de 16 horas diárias. O empreendimento deve movimentar a produção agrícola da região, pois necessitará de 3,4 milhões de sacas de milho e 1,3 milhão de sacas de soja por ano para alimentar os animais. Terá ainda unidade de tratamento de dejetos e uma de produção de energia fotovoltaica e biogás.
Segundo a Agro Laranjeiras, na obra para construção do empreendimento, a estimativa é gerar 500 empregos. Depois de pronta, a estimativa é de 200 empregos fixos na empresa.
