Leitoa no Tacho? Tem a 21ª. festa, de 2 a 4 de agosto em Lobato

Em comemoração aos 63 anos de emancipação política e administrativa, Lobato vai promover de 2 a 4 de agosto a 21ª. Festa Leitoa no Tacho. O almoço com o prato típico local vai ser no domingo, dia 4, mas antes haverá uma programação com show pirotécnico, parque de diversões, shows com Davi e Fernando, Rômulo Cavalcante, Léo Raphael. Nas barracas, Elder e Graziela, Michele Santos, Luiz Ricardo e Fernando.

Lobato, conforme o Ipardes, produz muita cana de açúcar (8.487 hectares), milho (5.104), soja (5.220) e leite, tendo ainda expressivas criações de frangos, bovinos e suínos.  Está no município uma das mais modernas unidades fabris de laticínios do sul brasileiro, a Líder Alimentos (leites Líder), fundada em 1980 e desde 2009 fundida com a empresa gaúcha Laticínios Bom Gosto.

A Prefeitura, pela liderança da prefeita Tânia Martins Costa e o vice Carlos Roberto Gomes Junior, tem estimulado a agricultura familiar, através do Departamento de Desenvolvimento Econômico e da Divisão da Educação, com apoio da Emater. São cedidos maquinários para a preparação da terra e plantio, além da prestação de assistência técnica. O município, adquirindo a produção de hrtalizas, frutas, legumes e peixes para a merenda escolar, além de incentivar a produção, gera desenvolvimento, melhora a qualidade da merenda e o rendimento escolar.

História

Dados da Prefeitura

O nome dado ao município de Lobato, data do início de seu desbravamento. A  única história deste nome que todos os moradores conhecem, é que foi dado pela  Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP) em homenagem ao ilustre  escritor brasileiro MONTEIRO LOBATO. Sua fundação iniciou-se com a vinda da missão inglesa no ano de 1.923, chefiada pôr Lord Montagu, vieram decisivamente para colonizar o Norte do Paraná. No ano de 1.924, quando a referida Companhia se  estabeleceu na região, fundando a cidade de Londrina, a vasta zona de terras situadas  nas bacias dos rios Paranapanema, Ivaí, Tibagi e Piquiri eram tudo sertão bruto. Nesta região denominada Norte Novo, surgiu mais tarde outras cidades como Maringá, Apucarana, Astorga, Arapongas, inclusive a nossa querida Lobato.

Em 1.948, começaram a chegar seus primeiros desbravadores. Vindos de vários estados  brasileiros como: São Paulo, Minas Gerais e Estados do Nordeste, descendentes de Portugueses, Japoneses, Italianos e Espanhóis. Em plena mata cerrada, eles construíam  seus ranchos que foram os primeiros pontos marcados pela Companhia, surgindo, nesta época, as primeiras lavouras de café, mamona e algodão, sendo que o café e a mamona, foram posteriormente substituídas por outras culturas em virtude das fortes geadas.

Devido ao seu rápido crescimento, Lobato não chegou a ser elevado ao estágio de Distrito Administrativo, tendo sido promovido diretamente a condição de município emancipado do município de Astorga, através da Lei Estadual No 2.804 de 31 de julho de 1.956, sancionada pelo então governador Moyses Lupion.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.