Lidianópolis chega aos 30 anos 

Lidianópolis chega aos 30 anos 
Foto – DIVULGAÇÃO (PML)

(da Redação)

Quem vai estar de aniversário de emancipação no dia 5 de junho é Lidianópolis. Estarão sendo comemorados os 30 anos desde a emancipação de Jardim Alegre, fato ocorrido no dia 5 de junho de 1993. Com área territorial de 153 km2, pertencendo à Comarca de Ivaiporã, o município está a 574 metros de altitude.

Conforme dados do Ipardes, são plantados em suas terras soja em 5.900 hectares, trigo em 3.500, milho em 2.040, além de feijão, mandioca, café, tomate, goiaba, abacate, maracujá. As produções de leite e ovos de galinha são muito boas.

História (texto da Prefeitura de Lidianópolis)

Em 1929, os irmãos Bráulio e Leovegildo Barbosa Ferraz adquiriram da viúva Landisberg toda a área entre os rio Ivaí e Corumbataí, denominada de fazenda do Ubá, de 84.000 alqueires. Ao assumir o governo em 1930, Getúlio Vargas promoveu a tomada das terras em poder de grileiros e a fazenda Ubá de documentação duvidosa voltou ao poder do estado. A sociedade territorial de Ubá entrou na justiça para reaver suas terras. Essa demanda só terminou depois de 1945 com a saída de Vargas do poder, sendo vencida pela sociedade Ubá. A partir de 1940, muitos posseiros, que obtinha junto ao estado um protocolo de posse, chegavam, demarcavam uma área e se declaravam donos de tal área. Mas em 1946, os irmãos Barbosa, tendo ganho a questão judicial, imediatamente se mobilizaram para evitar novas invasões, coibindo a entrada de novos posseiros através da ação de jagunços, após quatro ou cinco anos de serviços, tendo legalizado a situação das terras, foram beneficiados pela companhia com um grande lote de terras cada um. Com a chegada da família do senhor Lázaro Pedro de Lima, nas margens do rio Ivaí, tendo construído uma balsa para transportar mercadorias, inicia-se colonização, sendo datado o ano de 1939, em 1942 inicia-se a formação do povoado Guaretá, em 1945 já fora construído uma nova balsa para transportar pequenos veículos, em 1946 o ônibus da Marilândia estava chegando até o rio Sapecado estava se organizando como vila, Pitanga torna-se município em 1949. Em 1950, José Caetano Marques, comprou da sociedade Ubá um lote de terras, planejando ali um povoado, cujo nome seria Lidianópolis, em homenagem a sua mãe Lídia Marques, onde a primeira casa construída pertenceu ao comerciante José Clarimundo Filho, para abastecer os proprietários rurais. O segundo loteamento da área urbana foi o Jardim São Francisco Peres.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.